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O desperdício alimentar é um problema global, com impacto social, financeiro e ambiental. Numa sociedade onde há milhões de seres humanos com carências alimentares, cerca de um terço dos alimentos produzidos para alimentação humana são perdidos ou desperdiçados, todos os anos, ao longo de toda a cadeia de fornecimento alimentar. A grandes superfícies de retalho alimentar, pela posição que ocupam na cadeira de fornecimento alimentar, e pela influência que nela têm, são agentes preponderantes no combate ao desperdício alimentar. São diversas as medidas de combate ao desperdício alimentar implementadas por estes agentes, mas é importante que, por esse facto, retirem vantagem competitiva. Para averiguar se estas empresas estão a obter vantagem competitiva por combaterem o desperdício alimentar, desenvolveu-se esta investigação, que consistiu numa pesquisa qualitativa, quanto à forma de abordagem do problema, e explicativa, do ponto de vista dos objetivos pretendidos. As principais técnicas de recolha de dados empregues foram as pesquisas bibliográficas e a pesquisa documental. O conjunto de documentos analisados das três grandes superfícies de retalho alimentar selecionadas foi bastante alargado e inclui informação colocada nos próprios Websites, notícias, relatórios de sustentabilidade, legislação, entre outros. Os principais resultados apontam apara a existência de alguma vantagem competitiva, resultante das medidas adotadas para combate do desperdício alimentar pelas grandes superfícies de retalho alimentar selecionadas para este estudo. Apresentam-se sugestões de estratégias de marketing para que essa vantagem competitiva possa ser mais acentuada.
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Keywords
Marketing Desperdício alimentar Estratégias de Marketing Retalho alimentar