Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estratégias Comerciais e Marketing na Hotelaria: Estudo de Caso Sheraton Porto

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O Departamento Comercial no âmbito da Hotelaria tem vindo a ganhar o seu espaço na medida em que demonstra ser essencial para a fidelização de clientes e na obtenção das metas estabelecidas. Este Estudo de Caso propõe perceber a importância das estratégias Comerciais e de Marketing na Gestão Hoteleira, com base na revisão de literatura referente a temas como a definição de Marketing e a responsabilidade do Departamento Comercial e da Comunicação na Indústria Hoteleira. Com o intuito de conhecer as estratégias utilizadas na Hotelaria, foi realizado um estudo sobre o funcionamento do Departamento Comercial, tendo como objeto o local de estágio, o Sheraton Porto Hotel & Spa. Foi necessário assim fazer um enquadramento teórico e uma descrição da organização, assim como uma contextualização das estratégias aplicadas de modo a compreender que mudanças poderiam ser feitas e analisar a evolução do departamento no Hotel. Com base em obter os principais resultados, foi elaborada uma análise às entrevistas exploratórias feitas às colaboradoras do Departamento Comercial. Foram realizadas entrevistas temáticas, constituídas por catorze perguntas que se enquadram em três categorias distintas. Este estudo e as funções desempenhadas permitem concluir que, dada a evolução da concorrência e as mudanças sentidas na Indústria Hoteleira, as estratégias de Marketing e Comerciais são imprescindíveis para manter o funcionamento do Hotel, tendo um papel crucial na fidelização e satisfação de clientes. Os resultados deste estudo poderão ajudar na redefinição das ações comerciais e orientar nas mudanças que podem ser feitas no Departamento de Sales & Marketing (S&M).

Description

Keywords

Hotelaria Estratégias Comerciais Departamento Comercial Marketing Sheraton Porto Hotel & Spa

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License