Repository logo
 
Publication

Descobrindo a Educação Inclusiva através dos olhos dos alunos de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg05:Igualdade de Género
dc.contributor.authorKamp, Marcia
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina
dc.contributor.authorMarchão, Amélia
dc.contributor.authorMartins, Maria José D.
dc.contributor.authorSantos, Sofia
dc.date.accessioned2025-12-12T16:28:10Z
dc.date.available2025-12-12T16:28:10Z
dc.date.issued2025-08-01en_US
dc.date.updated2025-11-30T18:14:17Z
dc.description.abstractNo âmbito da educação inclusiva, Portugal tem desenvolvido medidas para diminuir assimetrias socioeconómicas e geográficas, nomeadamente, o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), cuja monitorização deve integrar a voz ativa dos principais intervenientes e incluir os alunos. Contudo, há poucas evidências da voz dos alunos sobre as escolas TEIP. No presente estudo, o objetivo foi analisar a perceção dos alunos de programas TEIP sobre: 1) a educação inclusiva, 2) as práticas inclusivas dos professores, 3) o ambiente escolar inclusivo e 4) como essa perceção evolui ao longo do percurso académico, analisando-se as seguintes variáveis: sexo, apoio educativo e retenção. Para isso, 637 alunos de escolas TEIP, entre os 6 e 18 anos, 319 do sexo feminino e 318 do masculino responderam ao questionário Perceções dos alunos sobre educação inclusiva. Os resultados indicam que os alunos avaliam positivamente as iniciativas das escolas em prol da inclusão, embora apontem a necessidade de os professores consultarem mais os alunos sobre como melhorar o ambiente de sala de aula. A perceção positiva da educação inclusiva é geral entre os alunos, sem diferenças significativas entre raparigas e rapazes. No entanto, há espaço para aprimoramento das práticas pedagógicas e a nível da investigaçãopor
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationKamp, M.; Carvalho, C.; Marchão, A. ; Martins, M.J.D.& Santos, S. (2025). Descobrindo a educação inclusiva através das vozes dos alunos de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) Revista Lusófona de Educação, 66, 27-42 doi: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt02.
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt02
dc.identifier.slugcv-prod-4613356
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60388
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação Inclusiva
dc.subjectEscolas TEIP
dc.subjectVoz dos Alunos.
dc.titleDescobrindo a Educação Inclusiva através dos olhos dos alunos de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)en_US
dc.typeresearch articleen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage42
oaire.citation.startPage27
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãoen_US
oaire.citation.volume66en_US
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
rcaap.cv.cienciaidB918-2669-A534 | Amélia de Jesus Gandum Marchão
rcaap.rightsopenAccessen_US

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
10510-Texto_do_artigo-31078-1-10-20250731.pdf
Size:
467.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.89 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections