Publication
Descobrindo a Educação Inclusiva através dos olhos dos alunos de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| datacite.subject.sdg | 05:Igualdade de Género | |
| dc.contributor.author | Kamp, Marcia | |
| dc.contributor.author | Carvalho, Carolina | |
| dc.contributor.author | Marchão, Amélia | |
| dc.contributor.author | Martins, Maria José D. | |
| dc.contributor.author | Santos, Sofia | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-12T16:28:10Z | |
| dc.date.available | 2025-12-12T16:28:10Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-01 | en_US |
| dc.date.updated | 2025-11-30T18:14:17Z | |
| dc.description.abstract | No âmbito da educação inclusiva, Portugal tem desenvolvido medidas para diminuir assimetrias socioeconómicas e geográficas, nomeadamente, o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), cuja monitorização deve integrar a voz ativa dos principais intervenientes e incluir os alunos. Contudo, há poucas evidências da voz dos alunos sobre as escolas TEIP. No presente estudo, o objetivo foi analisar a perceção dos alunos de programas TEIP sobre: 1) a educação inclusiva, 2) as práticas inclusivas dos professores, 3) o ambiente escolar inclusivo e 4) como essa perceção evolui ao longo do percurso académico, analisando-se as seguintes variáveis: sexo, apoio educativo e retenção. Para isso, 637 alunos de escolas TEIP, entre os 6 e 18 anos, 319 do sexo feminino e 318 do masculino responderam ao questionário Perceções dos alunos sobre educação inclusiva. Os resultados indicam que os alunos avaliam positivamente as iniciativas das escolas em prol da inclusão, embora apontem a necessidade de os professores consultarem mais os alunos sobre como melhorar o ambiente de sala de aula. A perceção positiva da educação inclusiva é geral entre os alunos, sem diferenças significativas entre raparigas e rapazes. No entanto, há espaço para aprimoramento das práticas pedagógicas e a nível da investigação | por |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
| dc.identifier.citation | Kamp, M.; Carvalho, C.; Marchão, A. ; Martins, M.J.D.& Santos, S. (2025). Descobrindo a educação inclusiva através das vozes dos alunos de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) Revista Lusófona de Educação, 66, 27-42 doi: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt02. | |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt02 | |
| dc.identifier.slug | cv-prod-4613356 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/60388 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Educação Inclusiva | |
| dc.subject | Escolas TEIP | |
| dc.subject | Voz dos Alunos. | |
| dc.title | Descobrindo a Educação Inclusiva através dos olhos dos alunos de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) | en_US |
| dc.type | research article | en_US |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 42 | |
| oaire.citation.startPage | 27 | |
| oaire.citation.title | Revista Lusófona de Educação | en_US |
| oaire.citation.volume | 66 | en_US |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| rcaap.cv.cienciaid | B918-2669-A534 | Amélia de Jesus Gandum Marchão | |
| rcaap.rights | openAccess | en_US |
