Browsing by Issue Date, starting with "2025-08-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Autoestima e o risco de depressão pós-parto : um estudo quantitativo com mulheres grávidasPublication . Moura, Luísa Negrão de; Reis, Marta SofiaO período pós-parto é caracterizado por intensas transformações físicas, emocionais e psicológicas, podendo culminar no desenvolvimento de Depressão Pós-Parto (DPP), uma condição que compromete não apenas a saúde da mãe, mas também o bem-estar da criança e a dinâmica familiar. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre os níveis de autoestima durante a gravidez e o risco de DPP, considerando fatores emocionais, sociais e culturais que influenciam a autopercepção materna. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e de natureza correlacional, com amostragem por conveniência. A recolha de dados foi realizada online, por meio de questionários autoaplicados. Participaram 250 mulheres grávidas, maiores de 18 anos e residentes em Portugal, sendo excluídas aquelas com barreiras cognitivas ou linguísticas. Foram utilizados a Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES), a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo (EPDS) e um questionário sociodemográfico. A análise dos dados foi realizada com recurso ao software SPSS, incluindo procedimentos descritivos, correlação de Pearson (r = -0,545; p < 0,001) e regressão linear, cujo modelo explicou 36,6% da variância da DPP (R² = 0,366). Partiu-se da hipótese de que níveis mais baixos de autoestima estariam associados a maior vulnerabilidade à DPP, enquanto níveis mais elevados funcionariam como fator protetor. Os dados obtidos fornecem contributos relevantes para o desenvolvimento de intervenções clínicas e políticas públicas em saúde mental, destacando a importância de reforçar a autoestima materna como estratégia preventiva ao longo do período gravídico-puerperal.
- Descobrindo a Educação Inclusiva através dos olhos dos alunos de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)Publication . Kamp, Marcia; Carvalho, Carolina; Marchão, Amélia; Martins, Maria José D.; Santos, SofiaNo âmbito da educação inclusiva, Portugal tem desenvolvido medidas para diminuir assimetrias socioeconómicas e geográficas, nomeadamente, o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), cuja monitorização deve integrar a voz ativa dos principais intervenientes e incluir os alunos. Contudo, há poucas evidências da voz dos alunos sobre as escolas TEIP. No presente estudo, o objetivo foi analisar a perceção dos alunos de programas TEIP sobre: 1) a educação inclusiva, 2) as práticas inclusivas dos professores, 3) o ambiente escolar inclusivo e 4) como essa perceção evolui ao longo do percurso académico, analisando-se as seguintes variáveis: sexo, apoio educativo e retenção. Para isso, 637 alunos de escolas TEIP, entre os 6 e 18 anos, 319 do sexo feminino e 318 do masculino responderam ao questionário Perceções dos alunos sobre educação inclusiva. Os resultados indicam que os alunos avaliam positivamente as iniciativas das escolas em prol da inclusão, embora apontem a necessidade de os professores consultarem mais os alunos sobre como melhorar o ambiente de sala de aula. A perceção positiva da educação inclusiva é geral entre os alunos, sem diferenças significativas entre raparigas e rapazes. No entanto, há espaço para aprimoramento das práticas pedagógicas e a nível da investigação
- Avaliação de fraturas com recurso a TC de dupla energiaPublication . Barbosa, Inês; Monteiro, Mário; Figueiredo, João PauloIntrodução: As fraturas são lesões ósseas que consistem na perda da continuidade óssea. O edema da medula óssea é normalmente uma resposta a uma lesão. No caso de ser uma fratura pode ser fundamental para a identificação da mesma. Embora a radiografia seja o exame de primeira linha, pode não revelar edema ósseo. A Tomografia Computorizada é uma das modalidades de referência no diagnóstico de fraturas nomeadamente a Tomografia Computorizada de Dupla Energia, através do pós-processamento de imagens em Bone Marrow. Objetivo: A investigação teve como intuito avaliar as vantagens do recurso à Tomografia Computorizada de Dupla Energia com pós-processamento de imagens em Bone Marrow quando se pretende diagnosticar fraturas. Material e Métodos: O estudo é composto por uma amostra de base hospitalar constituída por 50 exames de Tomografia Computorizada, recolhidos através do PACS do Hospital da Luz Coimbra, cujos doentes recorreram ao serviço de imagiologia com suspeita de fratura. As imagens foram pós-processadas em Bone Marrow. De seguida, elaborou-se um questionário, que foi respondido por 4 avaliadores (com 20 anos de experiência). Após a recolha de dados e introdução dos mesmos numa base de dados no IBM SPSS Statistics foi realizada a sua análise através de estatística descritiva e testes de hipóteses. Resultados: A maioria dos achados imagiológicos foram traços de fratura, sendo 26,6% fraturas da tibiotársica. A presença de artefactos foi apenas de 2,0%. Verificou-se que as imagens pós-processadas em Bone Marrow, para além de possuírem uma boa qualidade, apresentavam correspondência com as imagens de Tomografia Computorizada. Os avaliadores concordaram que a adição deste pós-processamento contribuiu significativamente para a análise das imagens, facilitando a identificação de fraturas. Conclusão: Recorrer a imagens de Tomografia Computorizada pós-processadas em Bone Marrow revelou ser uma mais-valia quando o objetivo é diagnosticar pequenas fraturas.
