Repository logo
 
Publication

Atração e retenção de talentos na Fnac: estudo de caso

dc.contributor.advisorPereira, Maria Odete
dc.contributor.authorRamires, Maria Eduarda Andrade
dc.date.accessioned2021-02-23T10:02:25Z
dc.date.available2021-02-23T10:02:25Z
dc.date.issued2021-02
dc.description.abstractFalar de gestão de talentos é falar de um tema ainda a explorar, que ao longo dos anos tem vindo a ser debatido, sendo foco de estudo de vários autores com perspetivas diferentes. Com a era da globalização colocaram-se novos desafios às organizações. As alterações de mercado a nível mundial têm levado as organizações a mudanças de estrutura técnica, ideológica e tecnológica, mas, sobretudo, a mudanças de mentalidades. As pessoas são cada vez mais um recurso fundamental para a vantagem competitiva nas empresas. O capital humano tem um papel cada vez mais relevante para as organizações e, por isso, torna-se essencial conseguir captar os melhores talentos e, mais ainda, retê-los. Essa retenção de talentos é fundamental para a competitividade das empresas, uma vez que estes são o veículo para a criatividade e inovação num mercado que está atualmente em constante evolução. Tendo a teoria por base, este estudo tem como objetivo principal, analisar as estratégicas e práticas de gestão de Recursos Humanos da FNAC para atrair, desenvolver e reter talentos. Foram definidos objetivos específicos para compreender como é que a organização se compromete com os talentos de forma a mantê-los motivados e envolvidos, os incentivos a que recorre, e até que ponto a retenção é benéfica para o negócio, assim como a criatividade dos talentos é reconhecida pela organização. A metodologia utilizada nesta investigação, foi feita através de um estudo de caso qualitativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a seis colaboradores, e recolha de informação através de análise documental. Os resultados obtidos desta investigação mostram como a organização gere os recursos humanos como uma peça estratégica da empresa, tendo as práticas de gestão de recursos humanos muito bem estruturadas, com perfil de funções bem delineados. Também existe uma preocupação para desenvolver e reter talentos, apostando numa formação inicial e contínua.pt_PT
dc.description.abstractTalking about talent management is talking about a topic that is still being explored, which years later has been debated, being the focus of study by several authors with different perspectives. With the globalization era, new challenges were posed to organizations. Market changes worldwide have led organizations to change their technical, ideological and technological structure, but, above all, to change their mentality. People are increasingly an essential resource for competitive advantage in companies. Human capital has an increasingly relevant role for organizations and, therefore, it is essential to be able to capture the best talents and, even more, retain them. This talent retention is fundamental for the competitiveness of companies, since they are the vehicle for creativity and innovation in a market that is currently in constant evolution. Based on theory, this study's main objective is to analyze FNAC's Human Resources management strategies and practices to attract, develop and retain talent. Specific objectives were defined to understand how the organization is committed to talents in order to keep them motivated and involved, the incentives it uses, and the extent to which retention is beneficial to the business, as well as the creativity of the talents is recognized by the organization. The methodology used in this investigation, was made through a qualitative case study. Semi-structured interviews were carried out with six employees, and information was collected through document analysis. The results obtained from this investigation show how the organization manages human resources as a strategic part of the company, with human resources management practices very well structured, with a well-defined function profile. There is also a concern to develop and retain talent, investing in initial and continuous training.pt_PT
dc.identifier.tid202653900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35613
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão de talentospt_PT
dc.subjectAtraçãopt_PT
dc.subjectRetençãopt_PT
dc.subjectGestão de recursos humanospt_PT
dc.subjectTalent managementpt_PT
dc.subjectAttractionpt_PT
dc.subjectRetentionpt_PT
dc.subjectHuman resource managementpt_PT
dc.titleAtração e retenção de talentos na Fnac: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado submetida como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
170326026 Maria Eduarda Andrade Ramires.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format