Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Antecedentes e ConsequĂȘncias do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Mestrado Jorge Pedro.pdf1.65 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O ritmo de evolução tecnológica e o uso crescente da Internet levou à adoção de novas formas de comunicação e relacionamento entre pessoas e consequentemente entre empresas. As organizaçÔes procuram nas tecnologias de informação novas formas de rentabilização e criação de valor. Um exemplo de uma nova forma de relacionamento, em ambiente B2B, serå a compra de produtos através de plataformas eletrónicas on-line: e-procurement. Numa relação B2B em ambiente de e-commerce, a qualidade de serviço prestado vai para além do website, assentando nos aspetos que decorrem no antes, no durante e no depois. Torna-se assim fundamental que os gestores determinem como os seus clientes percecionam e avaliam os serviços on-line oferecidos pelas suas empresas O presente estudo tem como objetivo compreender como a qualidade do serviço prestado pelos fornecedores, através das suas plataformas on-line, influencia a lealdade do cliente, a sua confiança e satisfação para com o serviço ou produto fornecido, mas também como pode ser preditor de uma relação de compromisso. Estes são fatores fundamentais para a retenção e conquista de novos clientes por parte das empresas fornecedoras, mas também para criação de valor e de vantagens competitivas por parte dos clientes. Para avaliar a possível relação entre a WQS e as dimensÔes atrås referidas, realizou-se um inquérito a empresas que tenham o e-commerce como pråtica habitual de relacionamento com os seus fornecedores. Posteriormente efetuou-se um estudo de caso, em que se selecionou uma das empresas que respondeu ao questionårio. As respostas à entrevista efetuada ao responsåvel pela cadeia de abastecimento são comparadas com os resultados do inquérito. Os resultados deste estudo apontam para que a qualidade de serviço web de uma forma global, e nas suas diferentes dimensÔes, afeta a confiança, a lealdade, o compromisso, e especialmente, a satisfação do cliente.A fiabilidade e privacidade da informação disponibilizada pelo serviço on-line são determinantes na perceção de qualidade de serviço web. Por outro lado, os gestores deverão ter especial atenção no desenvolvimento de serviços adicionais ao processo de compra, com disponibilização de opçÔes logísticas, alternativas financeiras e interligação mais ampla e aprofundada das tecnologias de informação disponíveis.

Description

Keywords

Qualidade de serviço web; Satisfação; Lealdade; Confiança; Compromisso.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue