Publication
Conto contigo: a afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita
dc.contributor.advisor | Custódio, Pedro Balaus, 1964- | |
dc.contributor.author | Moita, Ana Paula Mendes | |
dc.date.accessioned | 2017-01-16T11:01:30Z | |
dc.date.available | 2017-01-16T11:01:30Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como finalidade identificar e compreender as possíveis relações e interferências da afetividade presentes nas interações verbais, na aprendizagem da leitura e escrita no primeiro ano de escolaridade. A presente dissertação está estruturada em três partes. A primeira apresenta o enquadramento teórico de referência ao desenvolvimento do estudo, debatendo-se três temas essenciais: a comunicação em sala de aula, a aprendizagem da leitura e da escrita, e a relação afetividade e aprendizagem. A segunda parte apresenta a metodologia de investigação adotada, tendo-se optado por uma abordagem etnográfica na constituição, recolha e análise do corpus estudado. A terceira parte apresenta a descrição, interpretação e análise dos dados recolhidos, focalizando-se nas marcas de afetividade presentes na interação verbal professor-aluno, através de traços avaliativos, apreciativos, de concordância e de discordância, de partilha de poder e de total poder, de proximidade e de distanciamento. Foram analisadas, de igual modo, as marcas de afetividade presentes na linguagem verbal, não-verbal e paraverbal na interação da docente com os seus alunos. As conclusões de estudo apontam as implicações da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita, considerando que o comportamento afetivo do professor na sua relação com os alunos, determina o papel da mesma no processo de ensino-aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201333260 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17527 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Afetividade | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da Leitura | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da Escrita | pt_PT |
dc.subject | Comunicação em Sala de Aula | pt_PT |
dc.subject | Interação Verbal Professor-Aluno | pt_PT |
dc.subject | 1º Ano de Escolaridade | pt_PT |
dc.title | Conto contigo: a afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Didáctica da Língua Portuguesa | pt_PT |