Repository logo
 
Publication

Conto contigo: a afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita

dc.contributor.advisorCustódio, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.authorMoita, Ana Paula Mendes
dc.date.accessioned2017-01-16T11:01:30Z
dc.date.available2017-01-16T11:01:30Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste estudo teve como finalidade identificar e compreender as possíveis relações e interferências da afetividade presentes nas interações verbais, na aprendizagem da leitura e escrita no primeiro ano de escolaridade. A presente dissertação está estruturada em três partes. A primeira apresenta o enquadramento teórico de referência ao desenvolvimento do estudo, debatendo-se três temas essenciais: a comunicação em sala de aula, a aprendizagem da leitura e da escrita, e a relação afetividade e aprendizagem. A segunda parte apresenta a metodologia de investigação adotada, tendo-se optado por uma abordagem etnográfica na constituição, recolha e análise do corpus estudado. A terceira parte apresenta a descrição, interpretação e análise dos dados recolhidos, focalizando-se nas marcas de afetividade presentes na interação verbal professor-aluno, através de traços avaliativos, apreciativos, de concordância e de discordância, de partilha de poder e de total poder, de proximidade e de distanciamento. Foram analisadas, de igual modo, as marcas de afetividade presentes na linguagem verbal, não-verbal e paraverbal na interação da docente com os seus alunos. As conclusões de estudo apontam as implicações da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita, considerando que o comportamento afetivo do professor na sua relação com os alunos, determina o papel da mesma no processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid201333260pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17527
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAfetividadept_PT
dc.subjectAprendizagem da Leiturapt_PT
dc.subjectAprendizagem da Escritapt_PT
dc.subjectComunicação em Sala de Aulapt_PT
dc.subjectInteração Verbal Professor-Alunopt_PT
dc.subject1º Ano de Escolaridadept_PT
dc.titleConto contigo: a afetividade na aprendizagem da leitura e da escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Didáctica da Língua Portuguesapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Autor.pdf
Size:
14.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: