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Este estudo teve como finalidade identificar e compreender as possíveis relações e interferências da afetividade presentes nas interações verbais, na aprendizagem da leitura e escrita no primeiro ano de escolaridade.
A presente dissertação está estruturada em três partes. A primeira apresenta o enquadramento teórico de referência ao desenvolvimento do estudo, debatendo-se três temas essenciais: a comunicação em sala de aula, a aprendizagem da leitura e da escrita, e a relação afetividade e aprendizagem.
A segunda parte apresenta a metodologia de investigação adotada, tendo-se optado por uma abordagem etnográfica na constituição, recolha e análise do corpus estudado.
A terceira parte apresenta a descrição, interpretação e análise dos dados recolhidos, focalizando-se nas marcas de afetividade presentes na interação verbal professor-aluno, através de traços avaliativos, apreciativos, de concordância e de discordância, de partilha de poder e de total poder, de proximidade e de distanciamento. Foram analisadas, de igual modo, as marcas de afetividade presentes na linguagem verbal, não-verbal e paraverbal na interação da docente com os seus alunos.
As conclusões de estudo apontam as implicações da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita, considerando que o comportamento afetivo do professor na sua relação com os alunos, determina o papel da mesma no processo de ensino-aprendizagem.
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Keywords
Afetividade Aprendizagem da Leitura Aprendizagem da Escrita Comunicação em Sala de Aula Interação Verbal Professor-Aluno 1º Ano de Escolaridade