Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.94 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O mundo digital tem vindo a adquirir uma maior relevância nas diversas áreas
sociais. As marcas conseguiram encontrar esse espaço digital através das novas formas e
dos novos canais de comunicação, onde lhes é permitido comunicar a sua identidade e os
seus produtos/serviços com o público.(Zagalo, 2019)
O objetivo deste estudo de caso é fornecer um contributo teórico-prático sobre a
temática da importância da Gestão da Marca e da sua Estratégia Digital, no mercado
business-to-business (B2B). Atualmente, qualquer organização, empresa ou instituição
sente a obrigatoriedade da sua presença digital numa economia global, e o aumento
constante das competitividades do mercado não permite apenas ter o melhor produto, o
melhor preço competitivo ou a capacidade de um serviço mais rápido. (Zagalo, 2019)
Neste mundo digital, os consumidores sentem necessidades de criar relações e empatias
com as marcas, bem como a capacidade de se identificarem com a personalidade desta
através da apresentação de uma proposta diferenciadora.
Este caso prático apresenta uma componente teórica e uma componente prática.
Este projeto é pertinente na medida em que, pretende evidenciar, através da componente
teórica, a identidade/marca, bem como da importância das atuais as ferramentas de
comunicação fundamentais para interagir com o novo conceito de consumidor digital.
Para isso será também fundamental, contextualizar o atual perfil digital e o
Posicionamento, num setor onde as competências comercial e relacional, (Marketing
Relacional), são mais valorizados face à relação com as marcas num mundo cada vez
mais digital. “As marcas são entidades imateriais que concentram o desejo; são a alma da
economia” – (Providência, F. (2008). Prefácio. In. Raposo, 2008)
Na componente prática, o objetivo principal é evidenciar a importância dos
conceitos anteriormente referidos num caso prático empresarial que é o da marca Climar
S.A. como marca de referência no setor de iluminação.
Description
Keywords
Marketing digital Estratégia de marketing digital B2B Gestão da marca Posicionamento digital