Repository logo
 
Publication

Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida

dc.contributor.advisorPinto, Vanda Marques
dc.contributor.authorGalhanas, Dulce Cristina Moreira
dc.date.accessioned2019-10-16T13:56:36Z
dc.date.available2019-10-16T13:56:36Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA pessoa com Lesão Cerebral Adquirida (LCA) enfrenta demasiados obstáculos no processo de recuperação. Tendo em conta que se encontra numa situação nova, desconhecida, muitas vezes constrangedora e de dependência, podendo restringir e afetar a qualidade da sua participação na reabilitação. O processo de aprendizagem pode ser utilizado em vários componentes da reabilitação, mas é particularmente intrínseco na reabilitação cognitiva, uma vez que a cognição desempenha um papel fundamental sobre a capacidade de aprender e reaprender. São diversos os autores que constatam o quanto é difícil e pouco produtivo o treino atencional na fase aguda e pós-aguda, contudo podem ser utilizadas algumas estratégias que envolvam esse treino com o objetivo de chegar a outras funções cognitivas. A memória por outro lado foi um dos conceitos mais treinados, que foi verificado mais vezes, e onde se conseguiu trabalhar mais isoladamente. Por fim, as funções executivas acabam por beneficiar maioritariamente do treino de memória e atenção, implícitos nesta função. O principal objetivo deste relatório consiste na análise das atividades desenvolvidas em estágio para o desenvolvimento de competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) e comuns de Enfermeiro Especialista (EE), preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Tendo em conta estas premissas, os restantes objetivos prendem-se com a aplicação de algumas estratégias de reabilitação cognitiva em pessoas com LCA, com base no processo de aprendizagem, incorporando os conceitos de alteração da atenção, memória e/ou funções executivas enquanto principais funções afetadas. Este relatório conta com um carácter descritivo e reflexivo sobre as atividades desenvolvidas nos locais de estágio, por forma a retratar a aplicação de conhecimentos e competências adquiridas em contexto da comunidade e hospitalar.pt_PT
dc.identifier.tid202286568pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29959
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermagem em reabilitaçãopt_PT
dc.subjectReabilitação cognitivapt_PT
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_PT
dc.subjectLesão cerebral--reabilitaçãopt_PT
dc.titleProcesso de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquiridapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnfermagem de Reabilitaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Dulce Galhanas.pdf
Size:
1.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: