Publication
Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida
| dc.contributor.advisor | Pinto, Vanda Marques | |
| dc.contributor.author | Galhanas, Dulce Cristina Moreira | |
| dc.date.accessioned | 2019-10-16T13:56:36Z | |
| dc.date.available | 2019-10-16T13:56:36Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | A pessoa com Lesão Cerebral Adquirida (LCA) enfrenta demasiados obstáculos no processo de recuperação. Tendo em conta que se encontra numa situação nova, desconhecida, muitas vezes constrangedora e de dependência, podendo restringir e afetar a qualidade da sua participação na reabilitação. O processo de aprendizagem pode ser utilizado em vários componentes da reabilitação, mas é particularmente intrínseco na reabilitação cognitiva, uma vez que a cognição desempenha um papel fundamental sobre a capacidade de aprender e reaprender. São diversos os autores que constatam o quanto é difícil e pouco produtivo o treino atencional na fase aguda e pós-aguda, contudo podem ser utilizadas algumas estratégias que envolvam esse treino com o objetivo de chegar a outras funções cognitivas. A memória por outro lado foi um dos conceitos mais treinados, que foi verificado mais vezes, e onde se conseguiu trabalhar mais isoladamente. Por fim, as funções executivas acabam por beneficiar maioritariamente do treino de memória e atenção, implícitos nesta função. O principal objetivo deste relatório consiste na análise das atividades desenvolvidas em estágio para o desenvolvimento de competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) e comuns de Enfermeiro Especialista (EE), preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Tendo em conta estas premissas, os restantes objetivos prendem-se com a aplicação de algumas estratégias de reabilitação cognitiva em pessoas com LCA, com base no processo de aprendizagem, incorporando os conceitos de alteração da atenção, memória e/ou funções executivas enquanto principais funções afetadas. Este relatório conta com um carácter descritivo e reflexivo sobre as atividades desenvolvidas nos locais de estágio, por forma a retratar a aplicação de conhecimentos e competências adquiridas em contexto da comunidade e hospitalar. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202286568 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29959 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem em reabilitação | pt_PT |
| dc.subject | Reabilitação cognitiva | pt_PT |
| dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Lesão cerebral--reabilitação | pt_PT |
| dc.title | Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Enfermagem de Reabilitação | pt_PT |
