Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.62 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A pessoa com Lesão Cerebral Adquirida (LCA) enfrenta demasiados
obstáculos no processo de recuperação. Tendo em conta que se encontra numa
situação nova, desconhecida, muitas vezes constrangedora e de dependência,
podendo restringir e afetar a qualidade da sua participação na reabilitação.
O processo de aprendizagem pode ser utilizado em vários componentes da
reabilitação, mas é particularmente intrínseco na reabilitação cognitiva, uma vez que
a cognição desempenha um papel fundamental sobre a capacidade de aprender e
reaprender.
São diversos os autores que constatam o quanto é difícil e pouco produtivo o
treino atencional na fase aguda e pós-aguda, contudo podem ser utilizadas algumas
estratégias que envolvam esse treino com o objetivo de chegar a outras funções
cognitivas. A memória por outro lado foi um dos conceitos mais treinados, que foi
verificado mais vezes, e onde se conseguiu trabalhar mais isoladamente. Por fim, as
funções executivas acabam por beneficiar maioritariamente do treino de memória e
atenção, implícitos nesta função.
O principal objetivo deste relatório consiste na análise das atividades
desenvolvidas em estágio para o desenvolvimento de competências específicas de
Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) e comuns de
Enfermeiro Especialista (EE), preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros (OE).
Tendo em conta estas premissas, os restantes objetivos prendem-se com a
aplicação de algumas estratégias de reabilitação cognitiva em pessoas com LCA,
com base no processo de aprendizagem, incorporando os conceitos de alteração da
atenção, memória e/ou funções executivas enquanto principais funções afetadas.
Este relatório conta com um carácter descritivo e reflexivo sobre as atividades
desenvolvidas nos locais de estágio, por forma a retratar a aplicação de
conhecimentos e competências adquiridas em contexto da comunidade e hospitalar.
Description
Keywords
Enfermagem em reabilitação Reabilitação cognitiva Processo de aprendizagem Lesão cerebral--reabilitação