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A influência da aromatização no estado de espírito e perceção do tempo: o caso do Hospital da Arrábida

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Pedro
dc.contributor.authorAfonso, Joana
dc.date.accessioned2016-11-10T18:49:59Z
dc.date.available2016-11-10T18:49:59Z
dc.date.issued2013-09-19
dc.description.abstractO ser humano experiencia o mundo através dos sentidos, tendo o olfato um papel de influência particular uma vez que envia mensagens de forma direta e imediata para o sistema límbico, responsável pela parte emocional do cérebro. Através da realização de uma experiência piloto num hospital português, propõe-se estudar a influência da aromatização nos estados de espírito e perceção do tempo dos clientes (com base nos resultados dos questionários). A escolha do aroma deu-se através da realização de dois focus groups (FG’s) a colaboradores e clientes do hospital. O aroma marine fresh foi o escolhido para a experiência de aromatização por ser agradável, transmitir serenidade e calma. O trabalho de campo ocorreu na sala de espera principal do hospital durante duas semanas: na primeira, a sala não estava aromatizada (grupo de controlo), sendo que na segunda foi difundido o aroma escolhido (grupo experimental). As diferenças semanais relativas ao estado de espírito e perceção do tempo foram analisadas assim como o impacto do aroma nos clientes expostos à aromatização. Os resultados apontam no sentido do aroma promover estados de espírito mais positivos, uma vez que na semana aromatizada os indivíduos se sentem mais calmos e relaxados. Além disso, quem indica a presença do aroma sente-se mais feliz, satisfeito e alegre. Já as perceções do tempo são no geral subestimadas. A relação destas com os estados de espírito não é estatisticamente significativa. Conclui-se também que perante o aroma há diferenças nos estados de espírito entre homens e mulheres e ainda conforme a idade dos pacientes. Este estudo pretende ser um ponto de partida para um maior e melhor conhecimento e pesquisa sobre marketing olfativo – um complemento positivo para o bem-estar dos pacientes.pt_PT
dc.identifier.tid201148250pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15356
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing sensorialpt_PT
dc.subjectMarketing olfativopt_PT
dc.subjectAromatizaçãopt_PT
dc.subjectEstados de espíritopt_PT
dc.titleA influência da aromatização no estado de espírito e perceção do tempo: o caso do Hospital da Arrábidapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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