Repository logo
 
Publication

Braga Smart City: perceções e realidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Caetano
dc.contributor.authorMota, João Manuel Magalhães da
dc.date.accessioned2019-09-23T13:24:10Z
dc.date.available2019-09-23T13:24:10Z
dc.date.issued2019-09-16
dc.description.abstractAs cidades inteligentes estão a emergir como uma estratégia para mitigar os problemas criados pelo rápido crescimento populacional urbano. Por outro lado, as organizações públicas produzem uma enorme quantidade de dados na execução das suas tarefas que podem ser utilizados para promover a transparência da gestão pública. Face a esta realidade, procurou-se fazer um estudo sobre os conceitos de Smart Cities e de Open Government Data com base em estudos existentes na área, onde se percebeu que as cidades inteligentes têm um enorme potencial para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, através por exemplo, das novas formas de mobilidade. A dinâmica constante das cidades, alimentada pelo uso das tecnologias e o desejo dos cidadãos por uma maior transparência pública, resultou na oportunidade de fazer esta investigação. Para esse efeito, o objetivo geral deste estudo é entender a influência do Open Government Data na dimensão mobilidade de uma Smart City. Por cada cidade ser única e necessitar de abordagens diferentes para ser inteligente, optou-se por fazer um estudo de caso sobre a cidade de Braga. Para dar respostas aos objetivos desta investigação fizeram-se duas entrevistas a responsáveis pela gestão da cidade e um questionário à população residente de Braga. Este estudo permitiu evidenciar a importância do Open Government Data na transformação de uma cidade convencional numa cidade inteligente, pois permite uma maior compreensão dos problemas e envolve os stakeholders nas tomadas de decisão. Para além disso, foi possível identificar as diferenças entre aquilo que é a visão da população para a mobilidade em relação aos planos do município.pt_PT
dc.identifier.tid202284565pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29799
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCidadept_PT
dc.subjectCidade inteligentept_PT
dc.subjectBig datapt_PT
dc.subjectOpen datapt_PT
dc.subjectDados governamentais abertospt_PT
dc.subjectMobilidadept_PT
dc.subjectStakeholderspt_PT
dc.subjectCidadãopt_PT
dc.titleBraga Smart City: perceções e realidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
joao_mota.pdf
Size:
1.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: