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O enquadramento do IUM no contexto do modelo de governança pública

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Face à integração no sistema de ensino superior português, o Ensino Superior Militar, tem vindo progressivamente a efetuar reformas ao nível das suas estruturas, nomeadamente ao nível do Instituto Universitário Militar e do seu modelo de governação. Deste modo, o tema Qualidade, ganha maior relevância, tornando valor acrescentado propor um modelo para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, recorrendo à ferramenta de autoavaliação CAF, dentro daquilo que é o atual contexto de governação do Instituto, em consequência das alterações legislativas que se verificaram após a aplicação do processo de Bolonha e da avaliação e certificação por parte da A3ES. Recorrendo a um raciocínio dedutivo e uma estratégia de investigação mista, alavancada na pesquisa documental e inquéritos por questionários, foi realizado um estudo de caso com uma abordagem comparativa ao caso de sucesso do Sistema de Gestão da Qualidade do ISCSP-ULisboa. Nesta conformidade, foi possível aferir o grau de satisfação dos colaboradores, identificar pontos fortes e áreas a melhorar no Sistema Interno de Garantia da Qualidade do Instituto Universitário Militar o qual será alvo de processo de reavaliação da acreditação em breve, fator que adensa a importância do estudo que aqui se apresenta.
The Military higher education, as it integrates into the Portuguese higher education system, has been implementing reforms at different levels of its structure, namely in the Military University Institute and in its governance model. As such, quality as a subject gains an increased relevance, being of benefit to recommend a module to implement a Quality Management System. The use of CAF self-assessment tool is proposed in the context of what is currently the Institute governance model, consequence of the legislative changes that took place after the Bologna process and after A3ES evaluation and certification. Applying deductive reasoning and a combined investigation strategy based on documental research and surveys, a case study was carried out through a comparative approach with the success case that is the ISCSP-ULisboa Quality Management System. With such an approach, it was possible to assess the level of employee satisfaction, to identify strong points and areas needing improvement in the current Military University Institute Internal Quality Assurance System, which will soon go through an accreditation reevaluation process.

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Keywords

Governança pública CAF – Common Assessment Framework Qualidade Sistema de gestão da qualidade Instituto Universitário Militar Quality management system Public governance Quality

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