Repository logo
 
Publication

O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade

dc.contributor.advisorSousa, Maria Fernanda Botelho
dc.contributor.authorFreitas, Joana Carina Marques
dc.date.accessioned2015-10-16T09:29:09Z
dc.date.available2015-10-16T09:29:09Z
dc.date.issued2015-07
dc.date.submitted2015-10
dc.description.abstractA escrita é o instrumento mais eficiente para a transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como dos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade. A escrita exige a capacidade de selecionar e de combinar as expressões linguísticas, organizando-as numa unidade de nível superior, para construir uma representação do conhecimento, correspondente aos conteúdos que se quer expressar. Sendo uma competência tão importante, é primordial que seja trabalhada de forma eficiente nas escolas, nomeadamente, do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, acredita-se que, para desenvolver a competência de escrita neste ciclo de estudos, poderá ser vantajoso recorrer à criação de um blogue de turma como estratégia motivadora. Neste trabalho, verificou-se qual a influência da publicação, num blogue, de textos produzidos por alunos do terceiro ano, no aperfeiçoamento da escrita. Verificou-se que os avanços são bastante claros: os alunos ficam mais cuidadosos a escrever, criam o hábito de ler e reler os textos antes de enviá-los ou publicá-los e estabelecem uma relação de troca com os colegas, partilhando textos para revisão. O recurso a esta ferramenta é, portanto, uma mais-valia para o desenvolvimento da escrita dos alunos do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractWriting is the most efficient instrument for the transmission, expression and establishment of a culture, as well as the technical and scientific knowledge of society. Writing requires the ability to select and combine linguistic expressions, organizing them in a higher-level unit, to build a knowledge representation, corresponding to the content that we want to express. Being such an important skill, it is essential to be worked efficiently in schools, namely, the 1st cycle of basic education. On the other hand, it is believed that to develop the writing skill in this cycle of studies, it may be helpful to create a class blog as a motivating strategy. In this work it was found what is the influence of publication, in a blog, of texts produced by third-year students on writing improvement. It was found that the advances are quite clear: students are more careful to write, create habits of reading and reading again the texts before sending or publish them and establish an exchange relations with colleagues by sharing texts for review. The use of this tool is therefore an asset for the development of writing of primary school students.en
dc.identifier.tid201601753
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9934
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleO blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_julho_versão definitiva - Joana Freitas.pdf
Size:
5.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: