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O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vale, Paulo | |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria | |
dc.date.accessioned | 2017-01-30T20:40:55Z | |
dc.date.available | 2017-01-30T20:40:55Z | |
dc.date.issued | 2016-12-16 | |
dc.description.abstract | O presente relatório, na sua elaboração, teve como problema central uma intervenção pedagógica baseada na pedagogia participativa e nas competências do professor, perspetivando uma educação assente em valores. A prática valorizou a simbiose entre conteúdos e valores assim como a descoberta pelas crianças do benefício de comportamentos alicerçados em valores. Esta ação educativa foi desenvolvida numa turma de segundo ano, com vinte e seis crianças, em colaboração com a Professora cooperante, constituindo a base de dados, recolhidos através de uma amostragem não representativa. Pretendeu-se que a pesquisa bibliográfica pudesse ser diversificada em autores e fontes originais de referência, com obras alusivas ao tema. Na fundamentação procurou-se compreender os conceitos de ética, moral e valores. Posteriormente, pretendeu-se aprofundar conceitos de educar, com recurso a consulta de documentos legislativos da gestão e prática educativa relacionada com valores. No final, o estudo debruçou-se sobre as competências do docente e as práticas pedagógicas transmissivas versus participativas orientadas para o aprender ativo e cooperativo de saberes e valores. A investigação de cariz qualitativa utilizou a técnica de observação direta, em ambiente natural, permitindo recolher dados através de diversos instrumentos, como notas de campo, diário reflexivo, registos de atividades, fotografias e conversas informais com as crianças para avaliação das práticas participativas nas atividades. Esta prática, como observador participante, permitiu uma relação próxima com as crianças e uma melhor compreensão dos resultados obtidos. Durante a PES, a observação, reflexão e investigação do tema, facilitaram a confrontação entre as fundamentações teóricas estudadas e as práticas realizadas numa perspetiva de melhoria contínua da intervenção pedagógica. Nesse sentido, na investigação pretendeu-se compreender como as competências do professor e práticas participativas podem facilitar a construção ativa do conhecimento, assim como, a indissociabilidade entre educar e valores, dando enfase ao modo natural e transversal de trabalhar os valores em todos os conteúdos e vivências da criança. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201566192 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17768 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Valores | pt_PT |
dc.subject | Educar | pt_PT |
dc.subject | Competências do Professor | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia Participativa | pt_PT |
dc.title | O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |