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Abstract(s)
O presente relatório, na sua elaboração, teve como problema central uma intervenção
pedagógica baseada na pedagogia participativa e nas competências do professor,
perspetivando uma educação assente em valores. A prática valorizou a simbiose entre
conteúdos e valores assim como a descoberta pelas crianças do benefício de comportamentos
alicerçados em valores. Esta ação educativa foi desenvolvida numa turma de segundo ano,
com vinte e seis crianças, em colaboração com a Professora cooperante, constituindo a base
de dados, recolhidos através de uma amostragem não representativa.
Pretendeu-se que a pesquisa bibliográfica pudesse ser diversificada em autores e fontes
originais de referência, com obras alusivas ao tema. Na fundamentação procurou-se
compreender os conceitos de ética, moral e valores. Posteriormente, pretendeu-se aprofundar
conceitos de educar, com recurso a consulta de documentos legislativos da gestão e prática
educativa relacionada com valores. No final, o estudo debruçou-se sobre as competências do
docente e as práticas pedagógicas transmissivas versus participativas orientadas para o
aprender ativo e cooperativo de saberes e valores.
A investigação de cariz qualitativa utilizou a técnica de observação direta, em ambiente
natural, permitindo recolher dados através de diversos instrumentos, como notas de campo,
diário reflexivo, registos de atividades, fotografias e conversas informais com as crianças
para avaliação das práticas participativas nas atividades. Esta prática, como observador
participante, permitiu uma relação próxima com as crianças e uma melhor compreensão dos
resultados obtidos.
Durante a PES, a observação, reflexão e investigação do tema, facilitaram a confrontação
entre as fundamentações teóricas estudadas e as práticas realizadas numa perspetiva de
melhoria contínua da intervenção pedagógica. Nesse sentido, na investigação pretendeu-se
compreender como as competências do professor e práticas participativas podem facilitar a
construção ativa do conhecimento, assim como, a indissociabilidade entre educar e valores,
dando enfase ao modo natural e transversal de trabalhar os valores em todos os conteúdos e
vivências da criança.
Description
Keywords
Ensino Básico Valores Educar Competências do Professor Pedagogia Participativa