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Abstract(s)
A implementação do Projecto de Formação de Utilizadores da Biblioteca-CDI da FMUL, no início
do ano lectivo 2011/2012, reforçou a posição privilegiada que esta ocupa no seio da faculdade,
enquanto parceira do ensino, da aprendizagem e da investigação e enquanto promotora da
mudança, abraçando os desafios emergentes, apostando na inovação, na qualidade e na
excelência dos serviços.
Partindo do pressuposto de que o sucesso deste projecto contribuirá para assegurar à FMUL um
lugar cimeiro como instituição de referência do ensino médico, da investigação biomédica e do
desenvolvimento do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), importa garantir que os
objectivos traçados sejam atingidos.
Monitorizar a implementação do projecto, de acordo com os critérios definidos pelo Modelo de
Gestão de Qualidade Organizacional adoptado pelas áreas Técnico-Administrativas da FMUL,
através da ferramenta CAF – Estrutura Comum de Avaliação (ou Common Assessment
Framework), permitiu-nos verificar aspectos positivos e negativos, procedendo a ajustes,
reforçando estratégias.
A recolha de evidências e análise dos pontos fracos e fortes possibilitou-nos uma avaliação e um
repensar do trabalho desenvolvido no primeiro ano de implementação do projecto.
Assim, identificam-se alguns pontos fortes reveladores do sucesso deste projecto: aumento do
número de acções de formação desenvolvidas, diversificação do programa de formação
disponível, reforço da equipa de formadores, criação de uma área de apoio à formação na página
Web da Biblioteca-CDI, criação de uma área de apoio/tutoria no Moodle da FMUL, publicação de
uma rubrica na NewsLetter da FMUL e reforço das parcerias com o Instituto de Formação
Avançada e Centro de Medicina Baseada na Evidência.
No entanto, continuam a verificar-se grandes dificuldades na captação dos alunos dos primeiros
anos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), tendo sido este um dos pontos fracos
identificados que maior preocupação nos causa. Tendencialmente, este grupo de utilizadores
ainda olha para a Biblioteca apenas como um espaço para consulta da bibliografia recomendada
e utilização das salas de leitura e multimédia. Na sua maioria não sentem necessidade de
desenvolvimento de competências ao nível da literacia da informação, chegando à faculdade
convencidos de que já as possuem. Pelo que, apesar da divulgação que é feita, a frequência
destas formações só acontece numa lógica de “imposição” e raramente por iniciativa própria.
Esta realidade está patente quando se analisa o perfil de utilizadores que frequentam as acções
de formação desenvolvidas, sendo estes maioritariamente alunos do ensino pós-graduado –
mestrados/doutoramentos.
Verifica-se, então que aqueles que passaram os primeiros anos da faculdade, de certa forma à
margem das potencialidades da sua Biblioteca e do apoio que esta disponibiliza para uma melhor
gestão do processo de aprendizagem, regressam numa fase avançada da sua vida académica quando enfrentam enormes dificuldades na identificação, recuperação e gestão da informação
essencial ao desenvolvimento dos seus trabalhos académicos com o nível que lhes é exigido.
Focada na promoção da autonomia dos seus utilizadores, a Biblioteca-CDI tem vindo a reunir
esforços para inverter este quadro, para que ao longo do MIM todos os alunos tenham
oportunidade de desenvolver competências infoliterárias que lhes permitam gerir com maior
autonomia e sucesso o seu processo de aprendizagem, garantindo uma maior facilidade na
obtenção de bons resultados.
A estratégia adoptada passa por implementar uma relação de maior proximidade com os novos
alunos que a cada ano chegam à FMUL, pelo que a Biblioteca adoptou o lema “Faz da Nossa
Biblioteca A tua Biblioteca”, fazendo-se presente nos momentos mais marcantes da vida da
faculdade, divulgando os seus serviços e recursos junto dos novos alunos.
Neste âmbito, promovendo serviços e recursos, a Biblioteca começa por marcar presença no
acolhimento aos novos alunos na semana das matrículas, disponibilizando um quiosque para
registo de utilizadores e distribuição de folhetos informativos sobre serviços e espaços da
Biblioteca. Também na Semana de Introdução ao Curso de Medicina é feita uma comunicação: “A
tua Biblioteca no Caminho do Conhecimento” com espaço a esclarecimento de dúvidas.
Com a mesma perspectiva de proximidade, foi feito um protocolo com a Associação de
Estudantes da FMUL (AEFMUL) para uma maior interacção desta com a Biblioteca, considerando
que a AEFMUL representa um parceiro fundamental no estabelecimento de pontes entre a
Biblioteca e os alunos mais jovens. Desta parceria resultam já algumas iniciativas interessantes,
como o desenvolvimento de Workshops temáticos inseridos no projecto “Ser Aluno Hoje”,
organizado anualmente pela AEFMUL, onde se abordam técnicas básicas de recuperação,
organização e gestão da informação em saúde. Por outro lado, a AEFMUL tem colaborado
positivamente noutras actividades, como a gestão dos espaços e das colecções, dando um
contributo muito significativo.
Ao nível da oferta formativa foram criados dois programas especialmente vocacionados para os
alunos dos primeiros anos: “Tens um trabalho para fazer? A Biblioteca Ajuda” e “ À Sexta na
Biblioteca”.
À semelhança das salas de apoio ao estudo existentes nas escolas do secundário, estes dois
programas procuram dar resposta a dúvidas e questões particulares dos alunos do primeiro ano
do MIM, sem imposição dos temas, sendo estes apresentados pelo aluno ou grupo de alunos que
se dirijam à sala de formação da Biblioteca-CDI, às sextas-feiras entre as 15h30 e as 17h. Aqui
encontram sempre um colaborador da Biblioteca disponível para os ajudar.
Para que esta área venha a atingir os seus objectivos é fundamental a aposta numa forte
estratégia de marketing. No paradigma actual cabe à Biblioteca ir ao encontro dos seus
utilizadores, apresentar os serviços disponíveis, promovendo a sua imagem enquanto parceiro
fundamental no apoio ao ensino, à investigação e à prática profissional.
A divulgação destas e de outras iniciativas é feita a partir de diversos canais de comunicação,
desde a distribuição de pósteres e folhetos, mailing lists, newsletter da FMUL, página web da
Biblioteca-CDI e redes sociais.
Ainda não se recolheram evidências que permitam avaliar o sucesso desta estratégia, mas
acreditamos na importância de envolver os novos alunos desde a primeira hora para que estes
sintam a Biblioteca da sua faculdade como uma aliada, um espaço feito à sua medida, onde
poderão sempre encontrar uma equipa disponível para os apoiar, estabelecendo uma parceria
que se quer para a vida, em que aluno e Biblioteca têm a oportunidade de crescer lado a lado,
abraçando todos os desafios que o futuro lhes reserve.
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Keywords
Bibliotecas académicas Formação de utilizadores Difusão da informação
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde