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Authors
Abstract(s)
O segmento de óleo U-Flex, quando utilizado no motor, é responsável pela lubrificação na parede do cilindro.
Contudo, no seu processo normal de fabrico, a característica da força tangencial, com extrema importância no controlo da lubrificação e respetivo consumo de óleo de um motor de combustão interna, não se encontra estabilizada dentro dos limites especificados pelo cliente.
Por este motivo, e com o objetivo de estabilizar esta característica dentro dos seus limites, foi proposto a realização deste estágio e consequente redação da dissertação.
Numa primeira fase efetuou-se a identificação das diferenças existentes entre segmentos com o valor de força tangencial dentro e fora do especificado, sendo identificado o impacto que essas diferenças apresentavam na força tangencial.
Posteriormente foi elaborado um levantamento acerca das várias operações de fabrico, de forma a identificar a operação causadora das diferenças verificadas entre as peças, que conduzem à dispersão da força tangencial.
Após deteção do tratamento térmico, como a operação potenciadora do problema em análise, foi elaborado um conjunto de procedimentos experimentais de forma a encontrar o motivo de origem responsável pelas perturbações ocorridas.
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Keywords
Segmentos U-Flex Força Tangencial Tratamento térmico