Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.53 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As alterações que têm ocorrido no sector dos serviços representam uma das maiores mudanças evolutivas do século XXI, sendo o sector que mais cresce e que emprega mais pessoas. É um fenómeno que está relacionado com a globalização e que representa uma migração da atividade dos outros sectores para o sector dos serviços. Nas empresas de serviços são os recursos humanos que permitem alcançar uma vantagem competitiva sustentada, que os concorrentes terão dificuldade em imitar. É, assim, imperativo que as empresas desenvolvam as potencialidades de forma a melhorar o relacionamento com os seus clientes e com o mercado. Sendo a ação dos serviços realizada através de pessoas (colaboradores) para pessoas (clientes), o primeiro passo terá que ser dado dentro da própria organização com os funcionários que são o seu ativo mais importante o que implica, inevitavelmente, ter o Marketing Interno como uma opção estratégica. Além disso, os recursos humanos da empresa (matéria-prima do Marketing Interno) vivem, hoje, um ambiente de grave crise externa, que provoca pessimismo e falta de confiança do futuro. A internalização destes factores na cultura da empresa, é uma forte ameaça ao seu crescimento e poderá mesmo ser uma ameaça à sua sobrevivência. Neste estudo argumenta‐se que o recurso ao marketing interno, focado na motivação dos colaboradores, é essencial para compensar e contrariar o impacto negativo do ambiente externo adverso de longa duração e do perigo da sua internalização: como um tumor, de dentro para fora, pode limitar a capacidade de crescimento da empresa ou mesmo acabar por liquidá‐la. O presente estudo baseia‐se numa abordagem qualitativa.
Description
Keywords
Marketing interno Motivação de equipa