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Authors
Abstract(s)
O crescimento organizacional ao nível dos colaboradores e turnos de trabalho em alguns
setores representam um desafio atual para a gestão de Recursos Humanos. As empresas
que laboram por turnos (manhã, tarde, noite ou outros) demonstram ter dificuldade em
afetar os seus colaboradores aos turnos existente e simultaneamente, maximizar a
satisfação global da equipa. O absentismo, a desmotivação e a falta de empenho laboral
podem ser motivados pelo não envolvimento das preferências dos colaboradores aquando
da elaboração das escalas de trabalho, tendo consequências na produtividade e sucesso da
empresa. Assim, a realização do planeamento de horários focado nas preferências,
indisponibilidades e perfil de cada colaborador é determinante para o bom funcionamento
da empresa. O presente projeto visa desenvolver uma aplicação informática interna de
apoio ao processo de decisão, para ajudar o responsável da Associação Humanitária dos
Bombeiros Voluntários de Tábua a afetar os bombeiros aos turnos de trabalho existentes,
de modo a maximizar a satisfação global dos bombeiros. Para tal, foi desenvolvida uma
formulação matemática tendo em conta as necessidades da empresa, sendo usado o
SolverStudio para edição da formulação. Para efeitos de parametrização, foram
desenvolvidas estratégias que nos ajudaram a recolher as preferências de cada
colaborador de forma eficaz. Terminada esta etapa, a aplicação informática foi colocada
em produção. Os resultados obtidos revelaram que, tanto em semanas regulares (semanas
sem feriados) como em semanas não regulares (semanas com feriados), a aplicação
informática pode contribuir para uma melhor afetação do pessoal devido à complexidade
da mesma, nomeadamente no serviço geral ou quando há indisponibilidades por parte dos
bombeiros de especialidade (Motoristas, Telecomunicações e/ou EIP´s). Destaca-se ainda
a diferença significativa no esforço de construção das escalas de trabalho, tendo esse
esforço passado de dias para minutos, assim como na qualidade das soluções obtidas, em
termos da satisfação global da equipa.
Description
Keywords
Otimização por turnos Aplicação informática Escalas de trabalho Maximização da satisfação dos trabalhadores Bombeiros