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Promoção da autonomia do adolescente na tomada de decisão dos cuidados de enfermagem

dc.contributor.advisorOliveira, Maria de Lourdes
dc.contributor.authorMachado, Ana Mafalda Morão
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:27Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:27Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionMestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractO presente trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio do IV Curso de Mestrado em Enfermagem - Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na fase de implementação do projeto de intervenção definido na Unidade Curricular Opção II. A temática escolhida aborda o papel crucial que o enfermeiro assume na promoção da autodeterminação do adolescente relativamente aos cuidados de saúde, através da obtenção do consentimento informado prévio aos atos de Enfermagem. O respeito pela autonomia individual preconiza que o enfermeiro paute a sua atuação pela veracidade, altruísmo e capacidade de escolha responsável, promovendo o direito à prossecução do projeto de saúde que cada indivíduo define para si, numa prestação de cuidados individualizada e com base nos conhecimentos dos valores da profissão e do cliente de quem cuida. Os valores éticos e deontológicos que consubstanciam a prática de cuidados do enfermeiro, influenciam a definição de objetivos, estratégias e cursos de ação possíveis, estabelecendo-se como recursos que definem uma prática eticamente competente. Sem a devida preparação formal, os valores pessoais do Enfermeiro constituem-se como fatores que influenciam a identificação dos contornos éticos relevantes de cada situação. Definiu-se como objetivo geral apoiar os enfermeiros na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos éticos e legais necessários à promoção da autonomia do adolescente na tomada de decisão relativa à prestação de cuidados de Enfermagem, através de intervenções promotoras de mudanças no ambiente ético organizacional e da formação permanente das Equipas de Enfermagem. Para o percurso como futura enfermeira especialista, perspetivei o desenvolvimento de competências que permitam uma prática de excelência alicerçada na Teoria Humanística de Enfermagem de Josephine Paterson, implementando intervenções promotoras da saúde, bem-estar e desenvolvimento da criança, adolescente e família.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.tid201260344
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16271
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectAdolescente
dc.subjectAutonomia do doente
dc.subjectConsentimento informado
dc.subjectTomada de decisões
dc.subjectÉtica em enfermagem
dc.subjectTeoria humanística de enfermagem
dc.subjectCuidados de enfermagem
dc.titlePromoção da autonomia do adolescente na tomada de decisão dos cuidados de enfermagem
dc.titlecontributo do enfermeiro
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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Relatório de Estágio - Mafalda Machado.pdf
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