Publication
Educação e diversidade linguística em Portugal
dc.contributor.author | Pinto, Paulo Feytor | |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T11:08:13Z | |
dc.date.available | 2018-01-12T11:08:13Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Desde os últimos anos do século XX, a diversidade de línguas vivas disponíveis no currículo dos ensinos básico e secundário tem vindo paulatinamente a aumen-tar. Nas décadas anteriores, além do português, as outras línguas aprendidas antes do ensino superior eram o inglês, o francês e o alemão, todas disponíveis como primeira língua estrangeira, a partir do 5º ano. O processo de abertura à diversidade linguística encetou-se com a introdução do espanhol, como segunda língua estrangeira, no 3º ciclo do ensino básico, em 1997. Nos anos seguintes, as novas línguas introduzidas no currículo foram duas línguas originárias de Portugal, a língua gestual portuguesa (LGP) e o mirandês. Já na segunda década do século XXI, o mandarim está a ser aprendido por centenas de alunos do 1º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A introdução no currículo de duas línguas estrangeiras, espanhol e mandarim, e de duas línguas autóctones, LGP e mirandês, parece ser um caso paradigmático da influência que fatores externos podem ter sobre a política linguística de um país. Parece ainda evidente que a oferta destas línguas não se insere numa política de educação linguística consistente, mas é antes um conjunto de respostas a problemas linguísticos independentes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3078 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/20091 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SEtúbal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/148 | pt_PT |
dc.subject | Política linguística | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico e secundário | pt_PT |
dc.subject | Línguas estrangeiras | pt_PT |
dc.subject | Línguas autóctones | pt_PT |
dc.subject | Language planning | en |
dc.subject | Primary and secundary school | en |
dc.subject | Foreign languages | en |
dc.subject | Autochthonous languages | en |
dc.title | Educação e diversidade linguística em Portugal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 43 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 36 | pt_PT |
oaire.citation.title | Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.volume | 5, n- 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | article | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Educação e diversidade linguística em Portugal - pp. 36-43.pdf
- Size:
- 250.99 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: