Repository logo
 
Publication

Educação e diversidade linguística em Portugal

dc.contributor.authorPinto, Paulo Feytor
dc.date.accessioned2018-01-12T11:08:13Z
dc.date.available2018-01-12T11:08:13Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractDesde os últimos anos do século XX, a diversidade de línguas vivas disponíveis no currículo dos ensinos básico e secundário tem vindo paulatinamente a aumen-tar. Nas décadas anteriores, além do português, as outras línguas aprendidas antes do ensino superior eram o inglês, o francês e o alemão, todas disponíveis como primeira língua estrangeira, a partir do 5º ano. O processo de abertura à diversidade linguística encetou-se com a introdução do espanhol, como segunda língua estrangeira, no 3º ciclo do ensino básico, em 1997. Nos anos seguintes, as novas línguas introduzidas no currículo foram duas línguas originárias de Portugal, a língua gestual portuguesa (LGP) e o mirandês. Já na segunda década do século XXI, o mandarim está a ser aprendido por centenas de alunos do 1º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A introdução no currículo de duas línguas estrangeiras, espanhol e mandarim, e de duas línguas autóctones, LGP e mirandês, parece ser um caso paradigmático da influência que fatores externos podem ter sobre a política linguística de um país. Parece ainda evidente que a oferta destas línguas não se insere numa política de educação linguística consistente, mas é antes um conjunto de respostas a problemas linguísticos independentes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20091
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SEtúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/148pt_PT
dc.subjectPolítica linguísticapt_PT
dc.subjectEnsino básico e secundáriopt_PT
dc.subjectLínguas estrangeiraspt_PT
dc.subjectLínguas autóctonespt_PT
dc.subjectLanguage planningen
dc.subjectPrimary and secundary schoolen
dc.subjectForeign languagesen
dc.subjectAutochthonous languagesen
dc.titleEducação e diversidade linguística em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage43pt_PT
oaire.citation.startPage36pt_PT
oaire.citation.titleMedi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
oaire.citation.volume5, n- 1pt_PT
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educação e diversidade linguística em Portugal - pp. 36-43.pdf
Size:
250.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: