Repository logo
 
Publication

O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores

dc.contributor.advisorAlmeida, Fernando
dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.authorLemos, Catarina Isabel Cardoso
dc.date.accessioned2022-01-31T10:23:17Z
dc.date.available2022-01-31T10:23:17Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractO presente Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta a descrição, reflexão e análise da intervenção pedagógica desenvolvida numa turma de 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Nesta intervenção, as Assembleias de Turma e discussões de dilemas morais, são colocadas em prática, tendo como principal objetivo: compreender de que forma é que as respetivas metodologias contribuem para a Educação de Valores. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, e foi realizado com o recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação participante e a análise documental. No decorrer da intervenção, foi verificado que, ao longo das discussões nas Assembleias de Turma as crianças começaram por recorrer a determinados valores morais ao sugerirem soluções para a resolução das situações em que estas estiveram ou não envolvidas e, consequentemente, ao argumentarem as suas ideias. Já nas discussões de dilemas morais, foi possível verificar que as crianças aprenderam a diferenciar as atitudes certas das erradas, a partir do conhecimento dos diversos valores explorados, e do reconhecimento da sua importância na sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThis research project report was developed within the curricular unit “Estágio IV” of the master’s degree of pre-school education and primary school teaching. It contains the description, reflection and analysis of the pedagogical intervention developed within a 4th grade class. In this intervention, the class assemblies and the discussion of dilemmas took place with the aim of understanding the impact of these methodologies on the education of values. This Project is based on qualitative research methods which follow the guiding principles of action research and was carried out using the following data collection techniques: participant observation and document analysis. Throughout the implementation of the assemblies, the children started to resort to certain moral values when suggesting solutions to the situations presented as well as when forming their arguments and transmitting their ideas. Regarding the discussion of dilemmas, it was evident that the students learned to differentiate right and wrong attitudes from the knowledge acquired from the various values explored in the classroom and the understanding of its importance within the society.pt_PT
dc.identifier.tid202891380pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39096
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAssembleia de Turmapt_PT
dc.subjectDiscussões de dilemas moraispt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectClass Assembliespt_PT
dc.subjectDiscussion of dilemmaspt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.titleO contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Educação de Valores no Primeiro Ciclo do Ensino Básico - O contributo das Assembleias de Turma e da Discussão de Dilemas Morais.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format