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O design de rótulos de vinhos portugueses naturais, orgânicos e biodinâmicos: O caso da Quinta da Serradinha

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Abstract(s)

O Vinho, produto de importância inquestionável para o sector económico e cultural do nosso país, está profundamente ligado ao tradicionalismo e ao conservadorismo, adoptando códigos visuais nos seus rótulos que correspondem a esses valores. No entanto, tem-se assistido a uma ruptura do mundo convencional do vinho, surgindo no mercado um novo nicho de produtores que apostam em rótulos irreverentes, que fogem à tradição. Os vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos têm arriscado nesta irreverência. Os produtores destes vinhos têm inúmeros cuidados na forma como produzem os seus vinhos livres de pesticidas e herbicidas, respondendo ao problema de uma geração mais consciencializada acerca dos processos agrícolas e dos problemas que daí advém não só para a sustentabilidade do meio ambiente como para a saúde. Esta investigação teve como principal objectivo o redesign de um rótulo de um vinho natural, orgânico ou biodinâmico, e suportou-se no estudo da inovação e tendências gráficas que se tem assistido nesta área. Foram analisados um conjunto de rótulos de vinhos de pouca intervenção com o objectivo de averiguar os elementos gráficos e técnicas visuais utilizados com maior frequência, para os poder aplicar no rótulo a desenvolver. Esta investigação teve por base uma extensa revisão bibliográfica, estudos de campo e um estudo de caso. Com este projecto, a investigadora tem como expectativa poder ter contribuído para o alargamento do conhecimento de um campo ainda pouco explorado.
Wine, a product of unquestionable importance for the economic and cultural sector of our country, is deeply linked to traditionalism and conservatism, adopting visual codes in its labels that correspond to these values. However, there is a rupture in the conventional world of wine, with the emergence of a new niche of producers in the market who bet on irreverent labels, which go beyond tradition. Natural, organic and biodynamic wines have been investing in this irreverence. The producers of these wines are very careful in the way they produce their wines free from pesticides and herbicides, responding to the problem of a generation that is more aware of agricultural processes and the problems that arise not only for the sustainability of the environment but also for health. This investigation, having as main objective the redesign of a natural, organic or biodynamic wine label, was based on the innovation and graphic trends that have been witnessed in this area. A set of wine labels with low intervention were analyzed with the aim of determine the graphic elements and visual techniques used most frequently, in order to be able to apply them in the label to be developed. This investigation was based on an extensive literature review, field studies and a case study. With this project, the researcher hopes to have contributed to the expansion of knowledge in a field still little explored.

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Design gráfico Design de comunicação Wine branding

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