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Uso de um sistema aumentativo e alternativo de comunicação com uma criança com paralisia cerebral

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O desenvolvimento das crianças com paralisia cerebral (PC) depende da comunicação, por vezes negligenciada em intervenções focadas em aspectos motores e cognitivos. Os Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) podem promover a comunicação eficiente e independente, melhorando a qualidade de vida dessas crianças. Assim, este estudo investiga o uso de SAAC em crianças com PC, combinando questionários e entrevistas aplicados a diferentes profissionais. A cooperação entre terapeutas, professores e famílias é crucial para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz. Os SAAC são eficazes na melhoria das habilidades de comunicação e na promoção da inclusão social e acadêmica, permitindo que as crianças expressem as suas necessidades e pensamentos, reduzindo a frustração e aumentando o envolvimento nas atividades diárias. No entanto, desafios como recursos insuficientes e treinamento insuficiente devem ser enfrentados. Investimento contínuo em recursos humanos e tecnológicos e parcerias e programas de treinamento personalizados também são necessários para a eficácia dos SAAC. No geral, o estudo destaca a importância de uma abordagem holística que integre a comunicação como um componente essencial na intervenção. Ao dar prioridade à comunicação, não apenas atendemos às necessidades imediatas das crianças com PC, mas também fortalecemos seu crescimento a longo prazo e os ajudamos a se integrar completamente na sociedade. Os resultados enfatizaram a importância de escolher e ajustar os SAAC para atender às necessidades individuais, necessitando de avaliações cuidadosas e treinamento contínuo para direcionado às famílias e aos educadores.
The development of children with cerebral palsy (CP) depends on communication, which is often neglected in treatments focused on motor and cognitive aspects. Augmentative and Alternative Communication Systems (AACs) promote efficient and independent communication, improving the quality of life of these children. The research aims to explore the use of AACs in children with CP, combining questionnaires and interviews with professionals. The results emphasize the importance of choosing and adjusting AACs to meet individual needs, requiring careful assessment and ongoing training for families and educators. Cooperation between therapists, teachers, and families is crucial to creating an inclusive and effective learning environment. AACs are effective in improving communication skills and promoting social and academic inclusion, allowing children to express their needs and thoughts, reducing frustration, and increasing engagement in daily activities. However, challenges such as insufficient resources and inadequate training need to be addressed. Continued investment in human and technological resources is necessary for the effectiveness of AACs. Partnerships and tailored training programs are essential. Overall, the research highlights the importance of a holistic approach that integrates communication as an essential component of CP treatment. Thus, AACs offer a clear path for effective implementation. By prioritizing communication, not only the immediate needs of children with CP are met, but also strengthen their long-term growth and help them fully integrate into society.

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Paralisia cerebral Importância da Comunicação Sistemas alternativos e aumentativos de comunicação (SAAC). Cerebral palsy Importance of Communication Augmentative and alternative communication (AAC)

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