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- Uso de um sistema aumentativo e alternativo de comunicação com uma criança com paralisia cerebralPublication . Souza, Thaiane Pedroso de Matos; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-O desenvolvimento das crianças com paralisia cerebral (PC) depende da comunicação, por vezes negligenciada em intervenções focadas em aspectos motores e cognitivos. Os Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) podem promover a comunicação eficiente e independente, melhorando a qualidade de vida dessas crianças. Assim, este estudo investiga o uso de SAAC em crianças com PC, combinando questionários e entrevistas aplicados a diferentes profissionais. A cooperação entre terapeutas, professores e famílias é crucial para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz. Os SAAC são eficazes na melhoria das habilidades de comunicação e na promoção da inclusão social e acadêmica, permitindo que as crianças expressem as suas necessidades e pensamentos, reduzindo a frustração e aumentando o envolvimento nas atividades diárias. No entanto, desafios como recursos insuficientes e treinamento insuficiente devem ser enfrentados. Investimento contínuo em recursos humanos e tecnológicos e parcerias e programas de treinamento personalizados também são necessários para a eficácia dos SAAC. No geral, o estudo destaca a importância de uma abordagem holística que integre a comunicação como um componente essencial na intervenção. Ao dar prioridade à comunicação, não apenas atendemos às necessidades imediatas das crianças com PC, mas também fortalecemos seu crescimento a longo prazo e os ajudamos a se integrar completamente na sociedade. Os resultados enfatizaram a importância de escolher e ajustar os SAAC para atender às necessidades individuais, necessitando de avaliações cuidadosas e treinamento contínuo para direcionado às famílias e aos educadores.
- Movement biomechanics and lateralisation in dart throwingPublication . Letournel, Anna; Carvoeiro, Joana; Elias, João; Lopes, Daniel; Ferreira, Hugo
- Perceções sobre saúde mental na adolescência: estudo com adolescentes de 13 a 17 anos do Ensino Básico de Escolas Públicas de Jijoca de Jericoacoara, BrasilPublication . Silva, Rita Martins da; Mendes, Elisabete; Caliman, GeraldoA sociedade contemporânea enfrenta desafios significativos relacionados às atitudes, comportamentos e ações dos adolescentes, que frequentemente resultam em situações de vulnerabilidade emocional e social. Esse fenômeno, caracterizado por questões complexas de saúde mental, tem se tornado uma preocupação crescente, impactando profundamente o desenvolvimento, a aprendizagem e a qualidade de vida dos jovens no ensino básico (Santos; Gondim, 2021). Diante desse cenário, a presente pesquisa se propõe a investigar as perceções dos estudantes do Ensino Básico de Escolas Públicas em Jijoca de Jericoacoara, no Brasil, sobre saúde mental na adolescência. O estudo também busca comparar essas perceções com as das suas famílias e professores, que convivem diretamente com esses jovens, visando identificar pontos de convergência e divergência que possam contribuir para uma compreensão mais integrada do fenômeno da saúde mental nos adolescentes. A metodologia utilizada nesta investigação foi mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas para oferecer uma visão ampla do fenómeno em estudo. Para a recolha de dados, foi aplicado um roteiro de perguntas que incluiu perguntas fechadas para recolher dados quantitativos sobre a saúde mental dos adolescentes, além de perguntas abertas que permitiram uma análise qualitativa das perceções dos participantes. Os participantes incluíram estudantes do ensino básico de escolas públicas, suas famílias e professores, totalizando um grupo diversificado que ofereceu uma multiplicidade de perspetivas sobre o tema. A seleção dos participantes foi realizada por meio de amostragem intencional, garantindo a representatividade de diferentes contextos socioeconômicos e culturais. Os resultados mostraram que os estudantes veem a saúde mental como um aspecto importante, embora ainda rodeado de estigmas e falta de compreensão. Famílias e professores reconheceram a relevância do tema, mas relataram dificuldades em oferecer o suporte adequado aos adolescentes. A pesquisa evidenciou a necessidade de mais diálogo e apoio especializado nas escolas, além de estratégias educativas que envolvam toda a comunidade escolar para promover um ambiente mais acolhedor e informativo.
- Cartão Continente: oferta de benefícios e influência na fidelizaçãoPublication . Dantas, Clévina Holanda; Morais,, João Daniel Faria Gomes, 1973-A economia globalizada e o fácil acesso à informação são os desafios importantes para as empresas no ambiente empresarial atual. Os clientes têm se tornado mais informados, e por consequência mais voláteis, optando pelas opções que oferecem os melhores produtos e serviços. À medida que as organizações têm ampliado as interações com os clientes para se manterem competitivas, reunindo informações valiosas por meio dessas relações. Pretendendo fidelizar e sustentar as relações comerciais , o marketing relacional surgiu como uma estratégia essencial para compreender e satisfazer os clientes. Este estudo examina a relevância do marketing relacional para a sustentabilidade das empresas modernas, focando-se em particular nos programas de fidelização como recursos essenciais para estabelecer o vínculo entre empresa e cliente. E em primeiro uma revisão da literatura sobre marketing de relacionamento e programas de fidelidade para fornecer uma base teórica sólida . Posteriormente, realizamos um estudo de caso baseado no programa de fidelidade “Cartão Continente”. Este estudo examina a forma como o Cartão Continente oferece benefícios e como os clientes os entendem. O principal objetivo foi responder à questão de investigação: Como a oferta de benefícios do programa de fidelidade Cartão Continente influencia a fidelização dos clientes?