Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.22 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O presente relatório pretende dar a conhecer uma etapa da minha formação académica que engloba duas grandes experiências de aprendizagem, os estágios em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes estágios têm como desiderato colocar em prática as aprendizagens conseguidas e desenvolver competências relacionadas com a prática de uma educadora e de uma professora. Estas aprendizagens tornam-se significativas com a experimentação de diferentes situações, dando oportunidade para encarar e responder a alguns dos desafios. No decorrer dos estágios devemos sempre considerar as opiniões, os interesses, as necessidades das crianças e a sua participação ativa, uma vez que são elas que desempenham o papel principal. No processo educativo, as crianças devem ser vistas como o sujeito do mesmo e não como o objeto. Devemos partir dos seus saberes e da sua cultura, respeitando e valorizando as suas características individuais e as suas diferenças que se tornam a base para novas aprendizagens (ME, 1997, p.19). Ao longo da prática pedagógica a observação e a reflexão foram elementos chave para compreender o processo de ensino-aprendizagem, o contexto que rodeia a ação e as temáticas que estão ligadas com a prática pedagógica. A reflexão permitiu-me elaborar este documento, onde exponho as minhas experiências enquanto estagiária dos dois níveis educativos acima referidos, fazendo assim uma descrição reflexiva do meu percurso.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica