Repository logo
 
Publication

O impacto da atratividade do empregador na intenção de saída e o papel mediador da satisfação laboral

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Filipa Rocha
dc.contributor.authorSantos, Inês Maria Matos
dc.date.accessioned2024-03-04T15:43:45Z
dc.date.available2024-03-04T15:43:45Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.description.abstractA atração de talentos preocupa as organizações em um mercado de trabalho competitivo. Isso é especialmente sentido nas áreas comerciais com exigências técnicas e operacionais, onde a rotatividade afeta a produtividade e a confiança dos clientes. Este estudo analisou a atratividade do empregador na área comercial de uma empresa seguradora. Identificou fatores de atratividade, avaliou a satisfação com a empresa e as razões para considerarem a saída. Realizamos um estudo quantitativo com um questionário online. Dos participantes, 67,8% eram do sexo feminino e 32,2% do sexo masculino. A variável da Atratividade do Empregador foi medida através da Escala de Atratividade do Empregador - Employer Attractiveness (EmpAt) desenvolvida por Berthon et al. (2005). Para mediar a satisfação laboral foi utilizado o questionário de Escala de Satisfação Laboral desenvolvido por Warr et al. (1979), enquanto a Intenção de Saída foi medida através da Escala de Intenções de Saída Organizacional adaptada por Bártolo-Ribeiro (2018) da escala de Bozeman e Perrewé (2001). Os resultados mostraram uma relação significativa entre a atratividade do empregador e a intenção de permanecer, mas não com a intenção de saída. A satisfação não mediou a relação entre atratividade do empregador e intenção de saída. No entanto, houve uma relação significativa entre satisfação laboral e todas as dimensões da atratividade do empregador, e a intenção de permanecer. Por conseguinte, conclui-se que na área comercial dessa empresa seguradora, que a atratividade do empregador mediada pela satisfação no trabalho, influencia a intenção de permanecer, mas não a intenção de saída da organização. Este estudo permitirá identificar os fatores que mais contribuem para a intenção de saída dos comerciais e, consequentemente, proporcionar ferramentas para o desenvolvimento de estratégias de gestão de recursos humanos que possam ajudar a empresa a reter os talentos e a aumentar a satisfação e a motivação do colaboradores.pt_PT
dc.description.abstractTalent attraction concerns organizations in a competitive job market, especially in commercial areas with technical and operational requirements, where turnover affects productivity and client trust. This study analysed employer attractiveness in the commercial area of an insurance company. It identified attractiveness factors, evaluated satisfaction with the company, and reasons for considering leaving. We conducted a quantitative study using an online questionnaire. Of the participants, 67.8% were female and 32.2% were male. The variable of Employer Attractiveness was measured using the Employer Attractiveness Scale (EmpAt) developed by Berthon et al. (2005). Job satisfaction was mediated using the Job Satisfaction Scale questionnaire developed by Warr et al. (1979), while the Intention to Leave was measured using the adapted Organizational Exit Intentions Scale by Bártolo-Ribeiro (2018) based on the scale by Bozeman and Perrewé (2001). The results showed a significant relationship between employer attractiveness and intention to stay, but not with the intention to leave. Job satisfaction did not mediate the relationship between employer attractiveness and intention to leave. However, there was a significant relationship between job satisfaction and all dimensions of employer attractiveness and the intention to stay. Therefore, it is concluded that in the commercial area of this insurance company, employer attractiveness, mediated by job satisfaction, influences the intention to stay, but not the intention to leave the organization. This study will help identify the factors that contribute the most to the intention to leave among the salespeople, and consequently provide tools for the development of human resource management strategies that can help the company retain talent and increase employee satisfaction and motivation.pt_PT
dc.identifier.tid203544277pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50146
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtratividade do Empregadorpt_PT
dc.subjectIntenção de saídapt_PT
dc.subjectSatisfação Laboralpt_PT
dc.subjectÁrea Comercialpt_PT
dc.subjectSetor Seguradorpt_PT
dc.titleO impacto da atratividade do empregador na intenção de saída e o papel mediador da satisfação laboralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de M-G - Inês Santos.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: