Repository logo
 
Publication

A gestão da marca em micro e pequenas empresas - o caso do setor do vinho português

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorTavares, Victor
dc.contributor.authorCardona, Valentina Grajales
dc.date.accessioned2022-08-01T15:14:55Z
dc.date.available2022-08-01T15:14:55Z
dc.date.issued2022-06-28
dc.date.submitted2022-06-03
dc.description.abstractO tecido empresarial português é, predominantemente, constituído por micro e pequenas empresas. Considerando a importância destas empresas para a riqueza nacional, assim como as suas especificidades e limitações de gestão, torna-se imperativo contribuir para o conhecimento científico a partir da investigação empírica que permita identificar estratégias que possam ser aplicadas de forma eficaz em tal contexto. Esta investigação focou-se num dos principais setores de atividade económica do país: o setor do vinho, para o qual se constatou existir escassos estudos. Em Portugal, 98% das empresas do setor do vinho são de micro ou pequena dimensão, sendo reconhecida a existência de um investimento limitado em áreas como o marketing e gestão da marca. O propósito desta dissertação foi descrever o processo de gestão da marca nessas empresas, identificando as principais estratégias adotadas e a forma como lidam com as novas tendências do Marketing nas suas práticas. Para tal, efetuou-se um estudo de natureza descritiva e exploratória, com recurso ao método de pesquisa qualitativo, envolvendo a análise de seis estudos de caso. Para a recolha de dados, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas a empresários do setor. Com base nos resultados obtidos, foram identificadas especificidades e limitações relevantes na gestão da marca das micro e pequenas empresas estudadas, tanto a nível estratégico como a nível operacional, que deverão ser devidamente consideradas, de modo a se garantir a competitividade destas empresas num setor altamente competitivo. As conclusões obtidas poderão contribuir para investigações futuras na área do marketing e gestão da marca no setor focal.pt_PT
dc.identifier.tid203046838pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41511
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão da marcapt_PT
dc.subjectTendências de marketingpt_PT
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_PT
dc.subjectSetor do vinhopt_PT
dc.titleA gestão da marca em micro e pequenas empresas - o caso do setor do vinho portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Valentina Cardona_201240004_MDCM.pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: