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Da relevância do factor humano ao papel das redes sociais para a atracção de colaboradores de elevado potencial

dc.contributor.authorR. Gomes, Daniel
dc.contributor.authorFigueiredo, Inês
dc.contributor.authorMarques, Joana
dc.contributor.authorRibau, Mónica
dc.contributor.authorDavid, Elisa
dc.contributor.authorRavarini, Aurelio
dc.contributor.authorRosenblatt, Meryl
dc.date.accessioned2023-11-03T15:49:14Z
dc.date.available2023-11-03T15:49:14Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO acréscimo dos cenários competitivos e concorrenciais, em conjugação com as actuais características das Economias Europeias, acentuaram uma realidade junto do mercado de trabalho que se caracteriza por um tipo de recrutamento mais especializado e localizado. Consequentemente, as organizações vêem-se pressionadas a encontrar elevada qualidade e potencial num mercado de trabalho muito disponível, dando sentido à expressão comummente utilizada pelos profissionais de Recursos Humanos de que “atracção de candidatos é negócio”. No quadro dos principais factores que permitem atrair potenciais candidatos às organizações em processos de recrutamento encontram-se as determinações da percepção de que a organização é atractiva enquanto empregadora e dos comportamentos de candidatura. A mais recente “jóia da coroa” ao serviço de potenciais candidatos e de organizações recrutadoras parecem ser as Redes Sociais e as suas capacidades na oferta, procura e identificação de oportunidades de emprego no mercado de trabalho (ex.: LinkedIn; LinkedIn Recruiter; MeJobU; Facebook). De forma a que o potencial associado às Redes Sociais para ao acesso ao mercado de trabalho seja materializado, torna-se central compreender como é que potenciais candidatos se posicionam face às mesmas, para efeitos de job hunting. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, o presente estudo pretende perceber as potencialidades inerentes à utilização das Redes Sociais para efeitos de acesso ao mercado de trabalho. Utilizando uma amostra de participantes que incluíam estudantes na área da Comunicação Organizacional e de profissionais no activo, aplicou-se um guião estruturado para a condução de duas sessões de Focus Group que permitiram perceber as características associadas à utilização das Redes Sociais para a atracção de potenciais candidatos. Os resultados do estudo são apresentados e discutidos no que representam em termos de contributos teóricos, empíricos e práticos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47814
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.subjectrecrutamentopt_PT
dc.subjectredes sociaispt_PT
dc.subjectatracção de candidatospt_PT
dc.subjectrecruitmentpt_PT
dc.subjectsocial networkingpt_PT
dc.subjectapplicants’ attractionpt_PT
dc.titleDa relevância do factor humano ao papel das redes sociais para a atracção de colaboradores de elevado potencialpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage75pt_PT
oaire.citation.issue8pt_PT
oaire.citation.startPage60pt_PT
oaire.citation.titleExedrapt_PT
person.familyNameGomes
person.givenNameDaniel Roque
person.identifier.ciencia-id9915-BE0D-4C13
person.identifier.orcid0000-0002-4115-5290
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6566e91c-60e3-4a30-b5b0-3a55ed3c80b8
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