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O acréscimo dos cenários competitivos e concorrenciais, em conjugação com as actuais
características das Economias Europeias, acentuaram uma realidade junto do mercado de trabalho
que se caracteriza por um tipo de recrutamento mais especializado e localizado. Consequentemente,
as organizações vêem-se pressionadas a encontrar elevada qualidade e potencial num mercado de
trabalho muito disponível, dando sentido à expressão comummente utilizada pelos profissionais de
Recursos Humanos de que “atracção de candidatos é negócio”.
No quadro dos principais factores que permitem atrair potenciais candidatos às organizações em
processos de recrutamento encontram-se as determinações da percepção de que a organização é
atractiva enquanto empregadora e dos comportamentos de candidatura. A mais recente “jóia da
coroa” ao serviço de potenciais candidatos e de organizações recrutadoras parecem ser as Redes
Sociais e as suas capacidades na oferta, procura e identificação de oportunidades de emprego no
mercado de trabalho (ex.: LinkedIn; LinkedIn Recruiter; MeJobU; Facebook). De forma a que o
potencial associado às Redes Sociais para ao acesso ao mercado de trabalho seja materializado,
torna-se central compreender como é que potenciais candidatos se posicionam face às mesmas, para
efeitos de job hunting.
Recorrendo a uma metodologia qualitativa, o presente estudo pretende perceber as
potencialidades inerentes à utilização das Redes Sociais para efeitos de acesso ao mercado de
trabalho. Utilizando uma amostra de participantes que incluíam estudantes na área da Comunicação
Organizacional e de profissionais no activo, aplicou-se um guião estruturado para a condução de duas
sessões de Focus Group que permitiram perceber as características associadas à utilização das
Redes Sociais para a atracção de potenciais candidatos. Os resultados do estudo são apresentados e
discutidos no que representam em termos de contributos teóricos, empíricos e práticos.
Description
Keywords
recrutamento redes sociais atracção de candidatos recruitment social networking applicants’ attraction
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Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra