Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.29 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada
do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º
Ciclo do Ensino Básico e, pretende refletir sobre o papel das Expressões Artísticas e a
articulação destas com outras áreas do currículo no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
As Expressões Artísticas, são um instrumento fundamental para desenvolver as
aprendizagens das crianças, pois podem contribuir para o desenvolvimento do sentido
estético, crítico e criativo. As artes contribuem igualmente para o desenvolvimento
cognitivo das crianças, facilitam a expressão dos seus sentimentos, possibilitam o
desenvolvimento da imaginação, da percepção e do domínio motor. Este estudo tem
como principal objetivo demonstrar a importância das Expressões Artísticas para o
desenvolvimento das aprendizagens das crianças, fortalecendo também o seu progresso
pessoal e social.
Os instrumentos utilizados nesta investigação foram: a observação, os registos
diários, as conversas informais e os questionários. Os participantes envolvidos neste
estudo foram os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, os professores da instituição e os
encarregados de educação da turma onde foi realizado o estágio.
Os resultados obtidos para a concretização deste estudo revelaram que as
Expressões Artísticas, embora consideradas fundamentais no desenvolvimento global da
criança por professores e encarregados de educação, são objeto de contradição no
discurso e prática dos docentes, levando à falta de empenho dos alunos e à dificuldade
de trabalho quando estas são postas em prática.
Description
Keywords
Artes Expressões Artísticas Interdisciplinaridade 1.º Ciclo do Ensino Básico