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A prevenção da Sinistralidade Rodoviária Grave
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rosado, David Miguel Pascoal | |
dc.contributor.advisor | Lopes, Nuno Filipe da Silva | |
dc.contributor.author | Assis, Hugo Alexandre Couto | |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T10:55:43Z | |
dc.date.available | 2022-11-25T10:55:43Z | |
dc.date.issued | 2022-09-30 | |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | |
dc.description.abstract | Face à globalização e às exigências do ser humano, os meios de transportes tornam se cada vez mais uma necessidade para o bem-estar, contudo, a sinistralidade rodoviária constitui-se como um grave problema da nossa sociedade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a segurança rodoviária e os sinistros são uma questão de saúde pública. Esta investigação surge então, no âmbito da sinistralidade rodoviária grave, tendo como principal objetivo, indagar a forma como se pode potencializar a prevenção dos sinis tros rodoviários graves, apresentando um conjunto de medidas de prevenção que podem vir a ser implementadas, por forma a mitigar ou cessar este fenómeno. Como tal a Guardia Civil, surge como um estudo comparativo, tendo em conta que é uma força Gendármica congénere à Guarda Nacional Republicana. De modo a atingir os objetivos previamente definidos, a metodologia usada seguiu o método indutivo, utilizando um processo que parte do particular para o geral. Dessa forma, a presente investigação foi sustentada através de uma abordagem conceptual, tal como uma pesquisa bibliográfica, através de obras, artigos, legislação e relatórios. A investigação em pírica apoiou-se em dados referentes à Guardia Civil e à GNR assim como as respetivas entidades gestoras e fiscalizadoras da segurança rodoviária. Constatou-se que a sinistralidade tem vindo a diminuir nos últimos anos, embora a situação pandémica adultere os relatos deste fenómeno, contudo, os números apresentados continuam preocupantes. Deste modo, foi possível verificar que o fator humano surge como a principal causa dos acidentes rodoviários, dos quais se pode referir a distração e os erros de perceção, a velocidade excessiva, o consumo de álcool e de substâncias psicotrópicas e o estado psicológico do condutor. Por forma a mitigar a sinistralidade rodoviária, várias medidas podem ser implemen tadas, que passam sobretudo por uma prevenção e uma sensibilização junto dos condutores, e das escolas de formação, assim como uma reestruturação e adaptação do dispositivo da Guarda, quer a nível de recursos, quer a nível doutrinário, face à fiscalização e ao patrulha mento, seja ele preventivo ou repressivo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203080572 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42429 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Sinistralidade rodoviária | pt_PT |
dc.subject | Medidas de prevenção | pt_PT |
dc.subject | Guarda Nacional Republicana | pt_PT |
dc.subject | Guardia Civil | pt_PT |
dc.title | A prevenção da Sinistralidade Rodoviária Grave | pt_PT |
dc.title.alternative | Estudo comparado com a Guardia Civil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Academia Militar | |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Segurança da Guarda Nacional Republicana | pt_PT |