Publication
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
dc.contributor.author | Martins, Emília | |
dc.contributor.author | Fernandes, Rosina | |
dc.contributor.author | Ferreira, Cristina | |
dc.contributor.author | Mendes, F. | |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T15:37:09Z | |
dc.date.available | 2023-02-01T15:37:09Z | |
dc.date.issued | 2022-12-31 | |
dc.description.abstract | qualidade dos cuidados parentais assume-se crucial no desenvolvimento emocional infantil. Realizou-se um estudo exploratório da relação entre estilos educativos parentais (rejeição, suporte emocional e controlo) e dimensões da QV (bem-estar emocional e autoestima), numa amostra de conveniência de 30 crianças/adolescentes. Dados recolhidos com o KID e KIDDO-KINDL e o EMBU-A e C e tratados no SPSS 27 permitem destacar, na subamostra crianças: rejeição negativamente correlacionada com a autoestima (rs=-.582, p=.011 pai e rs=-.509, p=.026 mãe) e bem-estar emocional (rs=-.597 p=.009 pai e rs=-.715, p=.001 mãe); impacto negativo da rejeição na QV (rs=-.688, p=.002 pai e rs=-.806, p=.000 mãe), esta última correlacionada com o suporte emocional (rs=.480, p=.044 pai e rs=.611, p=.005 mãe). Programas de Educação Parental assumem relevo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, E., Fernandes, R., Ferreira, C., & Mendes, F. (2022). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43525 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPGAYA | pt_PT |
dc.subject | estilos parentais; bem-estar emocional; autoestima; crianças/adolescentes. | pt_PT |
dc.title | ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vila Nova de Gaia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 55 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 46 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
oaire.citation.volume | 26 | pt_PT |
person.familyName | Figueiredo Martins | |
person.familyName | Ribeiro de Sá Fernandes | |
person.familyName | Dias Mendes | |
person.givenName | Emília da Conceição | |
person.givenName | Rosina Inês | |
person.givenName | Francisco Emiliano | |
person.identifier.ciencia-id | 4119-B43E-DA69 | |
person.identifier.ciencia-id | CE14-B0FC-525D | |
person.identifier.ciencia-id | 5813-44AB-188B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3438-452X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6630-9831 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8504-8676 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b0f3b481-268a-4ac1-94a5-5a46204a73a9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6ae8676e-8ece-4bfd-b720-400a828ac0fd | |
relation.isAuthorOfPublication | ec7b5f01-85be-4467-b21f-905213b51267 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ec7b5f01-85be-4467-b21f-905213b51267 |