Repository logo
 
Publication

O Marketing Experimental e a Experiência criada pelas marcas: Estudo de caso IKEA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFarinha, Nuno João Marques
dc.contributor.advisorBicho, Marta
dc.contributor.authorRobalo, Ana Luísa Correia
dc.date.accessioned2016-12-22T14:54:29Z
dc.date.available2016-12-22T14:54:29Z
dc.date.issued2016-11-10
dc.description.abstractO marketing tradicional, baseado apenas em transações, é insuficiente para o mercado nos dias de hoje, devido às exigências de um consumidor cada vez mais participativo e seletivo. Uma natural evolução, assente no Marketing Relacional e nas relações entre marca e consumidor ocorreu, e a economia das experiências alterou a forma como as marcas trabalham o mercado e as suas variantes. O conceito de experiência foi introduzido, o que conceptualizou o marketing experimental. A criação de experiências, transformando a experiência de loja e o consumo em algo memorável e apelativo aos lados emocional, sensorial e comportamental, e não só ao lado cognitivo é motivo diferenciador para os consumidores entre as marcas. Assim, esta dissertação tem como principal objetivo perceber como o Marketing Experimental afeta a experiência de loja dos consumidores e como é que as experiências são percebidas pelos consumidores, tendo como estudo de caso o IKEA. Serão analisados vários fatores em função de características sociodemográficas. Inicialmente, são revistos alguns conceitos ligados ao Marketing Experimental, às experiências e ao comportamento do consumidor. Posteriormente, foram realizados inquéritos a consumidores identificando a perceção dos mesmos em relação aos fatores a estudar. Finalmente, tendo como base a revisão de literatura e os resultados obtidos dos questionários, verificou-se se a pergunta de partida é ou não respondida. O estudo demonstra que o IKEA é capaz de produzir boas experiências e de gerar um bom nível de emoções e satisfação, com uma possível lealdade.pt_PT
dc.identifier.tid201467321pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17042
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing relacionalpt_PT
dc.subjectMarketing experimentalpt_PT
dc.subjectExperiênciaspt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectIKEApt_PT
dc.titleO Marketing Experimental e a Experiência criada pelas marcas: Estudo de caso IKEApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Mestrado - Ana Luísa Robalo 214074.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: