Repository logo
 
Publication

As emoções das crianças em contexto de educação pré-escolar

dc.contributor.advisorMarchão, Amélia
dc.contributor.advisorCorreia, Rosalina
dc.contributor.authorCatarreira, Cátia Sofia Sá Rato
dc.date.accessioned2015-07-06T11:08:27Z
dc.date.available2015-07-06T11:08:27Z
dc.date.issued2015-01
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a descrição e reflexão do percurso experienciado numa sala heterogénea de jardim-de-infância da rede pública da cidade de Portalegre, sob um trajeto de investigação-ação. Intitulado “As emoções das crianças em contexto de educação Pré-Escolar”, este estudo procura contribuir de algum modo para a melhoria das práticas pedagógicas, nomeadamente no que ao bem-estar emocional diz respeito e passar a mensagem de que a educação também é feita de afetos e emoções. Ao longo da nossa prática foram definidos alguns objetivos, como promover um ambiente educativo onde a criança se sinta integrada, escutada e valorizada, contribuindo assim para a sua autoestima e desejo de aprender e desenvolver atividades para a valorização das emoções e dos afetos. Para concretizar este objetivo foram criadas atividades a realizar. A consciência das emoções por parte do educador é naturalmente essencial na sua profissão, pois este, através das emoções, consegue melhorar o desempenho das suas funções. Para além disso, se os educadores de infância compreenderem as emoções das crianças, será muito mais fácil gerir o seu grupo de modo a que estas também possam sentir um bem-estar emocional. Com o desenvolvimento deste tema foi possível confirmar a importância que têm as emoções e os afetos, bem como concluir que valorizar atividades deste âmbito permite reforçar a afetividade, quer entre as crianças quer entre o educador e estas.por
dc.description.abstractThis research presents a description and reflection of the path followed in a heterogeneous nursery school room of state education network of the city of Portalegre, on a path of action research. Titled "The emotions of children in preschool education context", this study seeks to contribute in some way to the improvement of teaching practices, particularly in the emotional wellness as concerns and get the message that education is also made of affections and emotions. Throughout our practice some goals were defined, such as, as promoting a learning environment where children feel integrated and valued, thus contributing to their self-esteem and desire to learn and develop activities to realize. Awareness of emotions by the nursery school teacher is of course essential in their profession, because through the emotions, can improve the performance of their duties. Furthermore, if nursery school teachers understand the emotions of children, will be much easier for them to manage their group and so that the children can also feel an emotional well-being. With the development of this theme was possible to prove the complexity that involves the emotions and affections, and conclude that value activities of this nature allows the strength of emotional bonds, either among children or between the nursery school teacher and them.por
dc.identifier.tid201197731
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9201
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectAfetospor
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectRelação pedagógicapor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.subjectEmotionspor
dc.subjectAffectionspor
dc.subjectEmotional intelligencepor
dc.subjectPedagogical relationshippor
dc.titleAs emoções das crianças em contexto de educação pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cátia Sofia Sá Rato Catarreira.pdf
Size:
3.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: