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Promoção da saúde mental dos estudantes do ensino superior: intervenção com base no yoga / meditação e na auriculoterapia

dc.contributor.advisorAmaral, Ana Paula Monteiro
dc.contributor.authorIlharco, Alcina Maria da Cruz Mascarenhas
dc.date.accessioned2024-08-02T12:45:49Z
dc.date.available2024-08-02T12:45:49Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA saúde mental (SM) e o bem-estar dos estudantes do ensino superior (EES) é uma temática pertinente, dada a elevada prevalência de perturbações mentais que estes apresentam e a sua tendência crescente. Deste modo, são importantes programas de promoção da SM, que visem o desenvolvimento de conhecimentos/estratégias de promoção do bem-estar e diminuição do Distress. O presente estudo teve como objetivo: elaborar e implementar um programa de promoção da SM bem como, avaliar o impacto de duas intervenções, uma baseada no Yoga/meditação, outra na Auriculoterapia, na SM dos EES. Metodologia: Estudo com design pré-pós teste, com avaliação antes (T0), após a intervenção (T1) e com follow-up de três meses (T2). Avaliação: 1) Questionário Sociodemográfico e de Estilo de Vida; 2) Inventário da Saúde Mental (ISM) e 3) Registo da frequência cardíaca, respiratória e tensão arterial. A amostra inicial (Estudo 1) foi de 107 estudantes, com uma média de idade de 21,33 anos (DP= 4,88). De entre estes, o programa de intervenção foi implementado em 22 participantes, que foram divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo do Yoga/meditação (GY) e grupo da Auriculoterapia (GA), cada um com 11 participantes (Estudo 2). Resultados: Na avaliação inicial da SM (Estudo 1), verificou-se que cerca de 33% dos estudantes apresentavam Distress enquanto 44,9% mostravam mal-estar psicológico. Os estudantes do género masculino, tendem a apresentar menor “Perda de Controlo Emocional” e os que praticam exercício físico, níveis mais elevados de “Afetos Positivos”, apresentando os casados mais “Laços Emocionais”. Obtiveram-se correlações significativas (p<0,001), entre a SM e a perceção de saúde, a qualidade do sono e da alimentação (nas diferentes dimensões do ISM). No estudo 2, os parâmetros fisiológicos avaliados, apresentaram em todas as sessões, uma diminuição das médias, com ambas as técnicas implementadas. De T0 para T1, ocorreu uma diminuição significativa de Distress (p=0,037) e Ansiedade (p=0,031), no GY. Na avaliação da SM ao longo do tempo (T0, T1 e T2) verificou-se que a intervenção teve um impacto positivo e significativo (p<0,001), ao nível da SM, do Bem-Estar e do Distress, em ambos os grupos, que se manteve ao longo do tempo. Conclusão: A intervenção implementada mostrou-se eficaz ao longo do tempo, levando a uma melhoria da SM dos participantes, independentemente do tipo de sessões, Yoga ou Auriculoterapia. Considera-se de extrema importância a implementação de programas de promoção da saúde mental, nos EES, em articulação com o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis.pt_PT
dc.identifier.tid203668758pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51461
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSaúde Mentalpt_PT
dc.subjectAlunos do Ensino Superiorpt_PT
dc.subjectBem-Estarpt_PT
dc.subjectYogapt_PT
dc.subjectDistresspt_PT
dc.subjectAuriculoterapiapt_PT
dc.titlePromoção da saúde mental dos estudantes do ensino superior: intervenção com base no yoga / meditação e na auriculoterapiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação para a Saúdept_PT

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