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Curvas de aprendizagem de impressões intraorais digitais
dc.contributor.advisor | Vieira, Ana Maria | |
dc.contributor.advisor | Nobre, Manuel | |
dc.contributor.author | Cruz, Filipe Cacela e | |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T14:29:12Z | |
dc.date.embargo | 2027-11-23 | |
dc.date.issued | 2024-11-23 | |
dc.description | Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz | pt_PT |
dc.description.abstract | Objetivos: Investigar a curva de aprendizagem associada à utilização de um scanner intraoral (IOS) e analisar a relação entre esta curva e as competências digitais do utilizador. Materiais e Métodos: Após a obtenção da aprovação da Comissão de Ética da Egas Moniz, foi realizada uma investigação com uma amostra de 10 estudantes de Medicina Dentária sem experiência prévia na utilização de scanners intraorais. Cada participante realizou uma leitura semanal, durante cinco semanas, utilizando o scanner intraoral 3Shape TRIOS 5 num modelo in vivo. Foram registados o tempo de leitura e o número de imagens obtidas em cada sessão. Adicionalmente, cada participante completou um questionário sobre competências digitais e aceitação da tecnologia. As leituras realizadas foram alinhadas em relação a uma leitura de referência, efetuada por um utilizador experiente. As curvas de aprendizagem foram analisadas estatisticamente em relação às variáveis de tempo de leitura (TMP), número de imagens (IMG) e desvio quadrático médio (RMS), que quantifica a distorção nas leituras. Foi também avaliada a associação entre as curvas de aprendizagem e as competências digitais. Resultados: Observou-se uma curva de aprendizagem mais acentuada na análise do tempo de leitura, especialmente na mandíbula (r²=0,904; p=0,018 < 0,05), embora não tenham sido registadas melhorias significativas na qualidade das leituras. As competências digitais aumentaram ao longo do estudo, sugerindo uma potencial correlação com o desempenho na utilização do IOS. Contudo, a relação entre as competências digitais e o desempenho na utilização do IOS não foi confirmada, em virtude do reduzido tamanho da amostra. Conclusão: O scanner intraoral foi bem aceite pelos participantes, apresentando potencial para aplicação clínica. No entanto, são necessários estudos adicionais com amostras mais amplas e protocolos padronizados para validar as conclusões deste estudo. | pt_PT |
dc.description.abstract | Aims: To investigate the learning curve associated with the use of an intraoral scanner (IOS) and to analyse the relationship between this curve and the user’s digital competencies. Materials and Methods: Following the approval of the Ethics Committee at Egas Moniz, a study was conducted with a sample of 10 dental medicine students who had no prior experience with intraoral scanners. Each participant performed a weekly reading for five weeks, utilising the 3Shape TRIOS 5 intraoral scanner on an in vivo model. The time taken for each reading and the number of images obtained during each session were recorded. Additionally, each participant completed a questionnaire regarding their digital competencies and acceptance of technology. The readings were aligned with a reference reading performed by an experienced user. The learning curves were statistically analysed concerning the variables of reading time (TMP), number of images (IMG), and root mean square deviation (RMS), which quantifies the distortion in the readings. The association between the learning curves and digital competencies was also evaluated. Results: A more pronounced learning curve was observed in the analysis of reading time, particularly for the mandible (r²=0.904; p=0.018 < 0.05), although no significant improvements in reading quality were recorded. Digital competencies increased over the duration of the study, suggesting a potential correlation with performance in the use of the IOS. However, the relationship between digital competencies and performance in the use of the IOS was not confirmed due to the small sample size. Conclusion: The intraoral scanner was well received by the participants and demonstrated potential for clinical application. However, further studies with larger samples and standardised protocols are necessary to validate the conclusions of this study. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203744845 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53757 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Curva de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Scanner intraoral | pt_PT |
dc.subject | Análise de scans 3D | pt_PT |
dc.subject | Competências digitais | pt_PT |
dc.title | Curvas de aprendizagem de impressões intraorais digitais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Medicina Dentária | pt_PT |