Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um jogo para aprender

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MARIA_FERREIRA_SANTOS.pdf10.43 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório “Um Jogo para Aprender” decorre no âmbito da unidade curricular de Estágio e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação e Lazer. O mesmo irá apresentar, analisar e avaliar/refletir criticamente sobre a importância do jogo educativo no processo de aprendizagem das crianças do pré-escolar, com base num enquadramento teórico que sustenta todo o relatório desenvolvido. Para alcançar este objetivo, foram realizadas sessões com atividades baseadas em jogos educativos e que promovem aprendizagens. A metodologia deste estágio foi qualitativa, utilizando uma estratégia de investigação-ação, dividida nas seguintes fases: (I) identificação do problema/ mudança desejada, (II) construção de um plano de intervenção, (III) implementação do plano de intervenção e (IV) reflexão/ avaliação. O estágio foi realizado num estabelecimento de pré-escolar, localizado em Santa Maria da Feira, durante os meses de outubro de 2023 a março de 2024, com um grupo de vinte e seis crianças com idades entre os três e os seis anos. Como conclusão deste relatório, através dos dados obtidos e depois da análise realizada, pode afirmar-se que este grupo conseguiu através da realização dos jogos educativos proporcionar um ambiente de aprendizagem descontraído e divertido, podendo constatar-se, assim, da sua importância no despertar de interesse e motivação para a aprendizagem através da realização dos jogos.
This report “A Game to Learn” takes place within the scope of the Internship curricular unit and aims to obtain the Master’s degree in Education and Leisure. It will present, analyze and critically evaluate/reflect on the importance of educational games in the learning process of preschool children, based on a theoretical framework that supports the entire report developed. To achieve this objective, sessions were held with activities based on educational games that promote learning. The methodology of this internship was qualitative, using an action research strategy, divided into the following phases: (I) identification of the problem/desired change, (II) construction of an intervention plan, (III) implementation of the intervention plan and (IV) reflection/evaluation. The internship was carried out in a preschool establishment, located in Santa Maria da Feira, during the months of October 2023 to March 2024, with a group of twenty-six children aged between three and six years old. As a conclusion of this report, through the data obtained and after the analysis carried out, it can be stated that this group managed to provide a relaxed and fun learning environment through playing educational games, thus demonstrating its importance in awakening interest and motivation for learning through playing games.

Description

Keywords

Educação Jogos Educativos Aprendizagem Pré-Escolar Education Educational Games Learning Preschool

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue