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Abstract(s)
As escolas do ensino regular acolhem muitas das vezes crianças com Síndrome de Down. Esta doença caracteriza-se por alterações causadas no organismo, devido a uma anomalia genética. A integração destas crianças nem sempre é feita nas melhores condições, sendo deficitária e até inexistente em muitas instituições de ensino. O professor deve ser um investigador ativo, sempre na ânsia de “saber mais”, ampliando os seus conhecimentos e a sua forma de pensar.
Fruto de uma maior consciencialização, nos tempos que correm, a educação especial adquire cada vez mais um papel fundamental no acompanhamento continuado destas crianças – o que antes era visto como utopia, o direito à educação de todos, sem discriminação, tornou-se no séc. XX um direito de cidadania – e a escola passa a ser de e para todos.
O termo “escola inclusiva” tornou-se um dos maiores desafios para aqueles que são responsáveis pela educação. A inclusão de todas as crianças no ensino regular tornou-se um imperativo e um dever.
Nesta perfectiva e por forma a “conhecer a opinião dos docentes sobre os aspetos caracterizadores de uma resposta educativa adequada para alunos com Trissomia XXI”, este estudo surge como uma oportunidade de aprofundar o nosso conhecimento relativamente à Síndrome de Down e todo o impacto da inclusão de crianças portadoras desta doença nas escolas do ensino regular.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Síndroma de Down Deficiente mental Criança Integração escolar