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Necessidades das famílias com filhos com perturbação do desenvolvimento

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Abstract(s)

Esta investigação teve como objetivo principal conhecer as necessidades sentidas pelas famílias no que diz respeito à educação e ao desenvolvimento dos seus filhos, assim como a qualidade de vida das famílias e a perceção dos pais acerca das suas competências parentais. Participaram neste estudo nove famílias com um filho com Perturbação do Desenvolvimento. O método foi qualitativo e foram utilizados quatros instrumentos nomeadamente: um formulário de caracterização sociodemográfica, a Escala de Competência Parental - adaptada de Contreras (2013) para compreender a perceção dos pais acerca das suas competências parentais, a Escala de Qualidade de Vida Familiar para famílias com filhos/as menores de 18 anos com perturbação intelectual e/ou de desenvolvimento adaptada de Giné, Mas, Balcells-Balcells, Baqués, e Simón, (2019) para avaliar a qualidade de vidas famílias Foi feita uma entrevista a todas as famílias. Os resultados apontam para que as famílias sentem necessidade de mais informação, mais esclarecimentos e também de mais momentos e espaços de partilha. No que diz respeito aos resultados obtidos na Escala de Competência Parental, parecem existir boas práticas parentais, tendo como base o bem-estar e a promoção da criança. A Escala de Qualidade de Vida revela que a maioria das famílias parece ter uma rede de suporte forte e uma dinâmica familiar funcional.
The main objective of this investigation was to understand the needs felt by families with regard to the education and development of their children, as well as the families' quality of life and the parents' perception of their parenting skills. Nine families with a child with a Developmental Disorder participated in this study. The method was qualitative and four instruments were used, namely: a sociodemographic characterization form, the Parental Competence Scale - adapted from Contreras (2013) to understand the parents' perception of their parenting skills, the Family Quality of Life Scale for families with children under the age of 18 with intellectual and/or developmental disorders adapted from Giné, C., Mas, J., Balcells-Balcells, A., Baqués, N., & Simón, C. (2019), to assess the quality of life of families All families were also interviewed. The results indicate that the families felt the need for more information, more explanations and also more moments and spaces for sharing. With regard to the results obtained in the Parenting Competence Scale, there seem to be good parenting practices, based on the well-being and promotion of the child. The Quality of Life Scale reveals that most families seem to have a strong support network and functional family dynamics.

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Perturbação do desenvolvimento Competência parental Qualidade de vida Developmental disorder Parental competence Quality of life

Pedagogical Context

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