Repository logo
 
Publication

Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios

dc.contributor.authorDelgado, Catarina
dc.contributor.authorBrocardo, Joana
dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.date.accessioned2015-03-17T12:12:05Z
dc.date.available2015-03-17T12:12:05Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente artigo decorre de um estudo realizado num contexto de um projeto colaborativo que envolveu dois professores do 1.º ciclo e a primeira autora deste texto, sobre as práticas do professor focadas no desenvolvimento do sentido de número dos alunos. Pretende descrever e analisar as potencialidades deste contexto de trabalho e os desafios que se colocam ao investigador ao realizar um projeto desta natureza, assim como refletir sobre a criação/manutenção de uma relação de colaboração. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas, da observação participante e da recolha documental. Os resultados deste estudo apontam para uma valorização por parte dos professores da dimensão reflexiva do projeto colaborativo, contribuindo para uma maior consciencialização e melhoramento da própria prática. Destacam-se como principais desafios na conceção e desenvolvimento de um projeto colaborativo: (i) a adequação do tempo de duração do projeto à criação de uma relação de confiança entre os elementos da equipa, (ii) a conformidade com as expetativas e necessidades dos professores envolvidos e, simultaneamente, (iii) uma clarificação inequívoca do papel dos diferentes elementos da equipa.por
dc.description.abstractThis paper results from a study conducted in the context of a collaborative project involving two primary teachers and the first author, concerning the teacher’s practices focused on the development of students’ number sense. It aims to describe and analyse the potential of this context and the challenges faced by the researcher to undertake a project of this nature, as well as to reflect on the conception/maintenance of a collaborative relationship. The study is informed by the interpretative paradigm and follows a qualitative approach. Data were collected through interviews, participant observation, and document collection. The results of this study reveal that teachers appraise very positively the reflective dimension of the collaborative project, which contributes to a greater awareness and improvement of their own practice. In this study stand out as key challenges in the design and development of a collaborative project the following: (i) the adequacy of the project’s duration to create a relationship of trust among the team members, (ii) compliance with the teachers’ expectations and needs and, simultaneously, (iii) an unambiguous clarification of the role of the different team members.en
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8042
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.relation.publisherversionhttp://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/75/pdf_42por
dc.subjectPráticas do professorpor
dc.subjectProjeto colaborativopor
dc.subjectRelação de colaboraçãopor
dc.subjectTeacher practicesen
dc.subjectCollaborative projecten
dc.subjectCollaborative relationshipen
dc.titleInvestigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafiospor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
oaire.citation.endPage110por
oaire.citation.startPage85por
oaire.citation.titleMedi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instututo Politécnico de Setúbalpor
oaire.citation.volume2, nº 3por
person.familyNameSantana Coutinho Alves Delgado
person.familyNameBrocardo
person.givenNameCatarina Raquel
person.givenNameJoana
person.identifier.ciencia-idB317-C822-B31A
person.identifier.ciencia-id6F1B-36A7-BE1D
person.identifier.orcid0000-0001-8146-1236
person.identifier.orcid0000-0002-0526-7332
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication81295b2d-49fc-4d37-8f5d-bfe5565ae4a3
relation.isAuthorOfPublication280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Investigar as práticas... - pp. 85-110.pdf
Size:
397.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: