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A relação trabalho-família: as condições de vida e de trabalho influenciam a qualidade do ambiente educativo familiar?: estudo exploratório em articulação com Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar
datacite.subject.fos | Serviço social | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gros, Marielle Christine | |
dc.contributor.author | Ramos, Cristina Vanessa Paiva | |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T17:56:11Z | |
dc.date.available | 2017-02-01T17:56:11Z | |
dc.date.issued | 2017-01-20 | |
dc.date.submitted | 2016-11 | |
dc.description.abstract | O aprofundamento das desigualdades na distribuição dos rendimentos e a generalização dos baixos salários são alguns dos problemas que se fazem sentir com grande intensidade desde o final do séc. XX e que contribuem para o aumento da pobreza infantil. A par com a precariedade laboral e o desemprego persistente, observam-se graves situações de privação material, relacional e cultural. O agravamento das condições de existência das famílias mais desmunidas só pode prejudicar a sua função socializadora. É esta relação entre condições de existência marcadas pela pobreza material e contexto educativo familiar que pretendemos estudar, através de um estudo exploratório junto de 12 famílias, com pré-adolescentes com idades entre os 10 e os 14 anos, com acordo de protecção com uma CPCJ. Apesar de incidir sobre um pequeno número de famílias, procuramos observar se o grau desigual de precariedade material que enfrentam tem repercussões na qualidade do ambiente educativo familiar que promovem. A objectivação das condições de existência foi apoiada por um guião de entrevista semi-estruturada já experimentado noutros contextos institucionais. A medição da qualidade do ambiente educativo foi realizada com a aplicação do HOME (Home Observation for Measurement of the Environment) Inventory para pré-adolescentes de R. Caldwell e R. Bradley, traduzido em português, que envolve simultaneamente observação direta e entrevista. Para além de exercitar a realização de retratos familiares que reúnam as duas dimensões de estudo acima referidas, o estudo permitiu confirmar a) a baixo e muito baixa qualidade do ambiente educativo das famílias em causa; b) uma relação entre o grau de vulnerabilidade socioeconómica e a qualidade do ambiente socioeducativo, já que quanto mais baixo for o estatuto socioeconómico, menor é a qualidade do ambiente educativo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201891107 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17793 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Jovens | pt_PT |
dc.subject | Ambiente educativo | pt_PT |
dc.subject | Pobreza | pt_PT |
dc.subject | Precariedade | pt_PT |
dc.subject | Condições de vida | pt_PT |
dc.subject | Trabalho | pt_PT |
dc.title | A relação trabalho-família: as condições de vida e de trabalho influenciam a qualidade do ambiente educativo familiar?: estudo exploratório em articulação com Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Serviço Social do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social | pt_PT |