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A relação trabalho-família: as condições de vida e de trabalho influenciam a qualidade do ambiente educativo familiar?: estudo exploratório em articulação com Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar

datacite.subject.fosServiço socialpt_PT
dc.contributor.advisorGros, Marielle Christine
dc.contributor.authorRamos, Cristina Vanessa Paiva
dc.date.accessioned2017-02-01T17:56:11Z
dc.date.available2017-02-01T17:56:11Z
dc.date.issued2017-01-20
dc.date.submitted2016-11
dc.description.abstractO aprofundamento das desigualdades na distribuição dos rendimentos e a generalização dos baixos salários são alguns dos problemas que se fazem sentir com grande intensidade desde o final do séc. XX e que contribuem para o aumento da pobreza infantil. A par com a precariedade laboral e o desemprego persistente, observam-se graves situações de privação material, relacional e cultural. O agravamento das condições de existência das famílias mais desmunidas só pode prejudicar a sua função socializadora. É esta relação entre condições de existência marcadas pela pobreza material e contexto educativo familiar que pretendemos estudar, através de um estudo exploratório junto de 12 famílias, com pré-adolescentes com idades entre os 10 e os 14 anos, com acordo de protecção com uma CPCJ. Apesar de incidir sobre um pequeno número de famílias, procuramos observar se o grau desigual de precariedade material que enfrentam tem repercussões na qualidade do ambiente educativo familiar que promovem. A objectivação das condições de existência foi apoiada por um guião de entrevista semi-estruturada já experimentado noutros contextos institucionais. A medição da qualidade do ambiente educativo foi realizada com a aplicação do HOME (Home Observation for Measurement of the Environment) Inventory para pré-adolescentes de R. Caldwell e R. Bradley, traduzido em português, que envolve simultaneamente observação direta e entrevista. Para além de exercitar a realização de retratos familiares que reúnam as duas dimensões de estudo acima referidas, o estudo permitiu confirmar a) a baixo e muito baixa qualidade do ambiente educativo das famílias em causa; b) uma relação entre o grau de vulnerabilidade socioeconómica e a qualidade do ambiente socioeducativo, já que quanto mais baixo for o estatuto socioeconómico, menor é a qualidade do ambiente educativo.pt_PT
dc.identifier.tid201891107
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17793
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.subjectPobrezapt_PT
dc.subjectPrecariedadept_PT
dc.subjectCondições de vidapt_PT
dc.subjectTrabalhopt_PT
dc.titleA relação trabalho-família: as condições de vida e de trabalho influenciam a qualidade do ambiente educativo familiar?: estudo exploratório em articulação com Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Serviço Social do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Socialpt_PT

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