Repository logo
 
Publication

De cima para baixo e vice-versa: cruzamentos entre cultura e educação em instrumentos de política nacional

dc.contributor.authorLopes, Sandra
dc.contributor.authorGomes, E. X.
dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.date.accessioned2023-11-27T14:10:08Z
dc.date.available2023-11-27T14:10:08Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionTrabalho apresentado em XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente, 29 a 31 de março de 2021, Lisboa, Portugal
dc.description.abstractNesta comunicação reflete-se sobre o campo que se constrói no cruzamento da cultura e educação, tendo como objeto de análise a forma como esse espaço social de intersecção se produz politicamente e se operacionaliza na prática dos agentes. Começamos por entendê-lo enquanto produto resultante, em primeiro, dos efeitos das ‘imposições’ decorrentes das políticas culturais nacionais assumidas e operacionalizadas pelos governos centrais/locais e, em segundo, dos produtos das relações estabelecidas entre agentes (escolas, municípios, sujeitos), estruturadas consoante as condições sociais de produção que assistem as diferentes configurações. Convocou-se para o efeito, numa primeira fase de investigação, dois exemplos de programas emanados pelo governo central e pelo governo local: o Plano Nacional das Artes e o programa DESCOLA. Procurou-se, através de análise de conteúdo, encontrar algumas evidências das principais tensões emergentes nesse processo de construção políticapt_PT
dc.description.abstractThis communication reflects on the field built at the intersection of culture and education, having as object of analysis the way in which this social space of intersection is produced politically and is operationalized in the agent’s practice. We begin by understanding it as a product, resulting, first, from the effects of the 'impositions' from the national cultural policies assumed and operationalized by the central / local governments and, second, from the products of the relations established between agents (schools, municipalities, subjects), structured according to the modes of social production present at the different political configurations. For the purpose, at the first phase of this research, were convened two examples of programs issued by the central and the local government: the National Plan for the Arts and DESCOLA. Through content analysis we aim to provide some result concerned to the main tensions emerged in this process of political construction.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48092
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPolíticas públicaspt_PT
dc.subjectDemocracia culturalpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectPublic policiespt_PT
dc.subjectCultural democracypt_PT
dc.titleDe cima para baixo e vice-versa: cruzamentos entre cultura e educação em instrumentos de política nacionalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGomes
person.familyNameOliveira Pires
person.givenNameElisabete Xavier
person.givenNameAna Luisa
person.identifier.ciencia-id6819-3243-E909
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.orcid0000-0001-6635-6307
person.identifier.ridC-7073-2019
person.identifier.scopus-author-id35069574000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigo Educação_XI-APS-43110.pdf
Size:
598.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: