Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gestão Magra dos Recursos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
COR Paulo Guerra.pdf731.86 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A gestão magra dos recursos (também referida como o modelo “lean management”) tem por objetivo a racionalização dos recursos disponíveis de uma organização, de forma a tornar mais eficiente e económica a sua utilização. Este tipo de gestão resulta da combinação das melhores práticas e modelos de gestão, enquadradas por dois aspetos fundamentais que se prendem com a redução do desperdício e a criação de valor, num contexto de melhoria contínua, onde se torna fundamental centrar a análise na ótica do cliente ou utilizador final. Desta forma, não constitui mais uma técnica ou modelo de gestão mas, dá forma e conteúdo a um conceito e filosofia de gestão. Com base neste conceito, a análise das cadeias de valor de quaisquer processos, assume uma especial relevância através da identificação de atividades que por não acrescentarem valor, constituem desperdício, pois apenas consomem recursos sem qualquer contrapartida. O conceito “lean”, inicialmente desenvolvido para a indústria automóvel, pela Toyota Motor Company, foi especialmente concebido para a otimização das cadeias de produção em série, na medida em que permite a contenção da variabilidade dos processos de produção e a judiciosa gestão de qualquer gesto, ato ou ação, a fim de empregar apenas a quantidade de recursos estritamente necessária. Embora originalmente aplicado na indústria automóvel, quer a restante indústria quer os serviços, ou ainda as organizações de natureza pública ou privada, podem igualmente beneficiar deste conceito de gestão, com os ajustamentos adequados a cada atividade. Com respeito à Administração Pública e mais especificamente no tocante às Forças Armadas, o conceito já foi adaptado e implementado em alguns países com resultados muito satisfatórios, tendo em conta a redução de custos obtida. Apesar da literatura sobre este tema ser ainda escassa, as experiências realizadas nos Estados Unidos da América e no Reino Unido, em unidades hospitalares, revelam que a sua aplicação tem sido bem sucedida. Nas Forças Armadas, o conceito “lean” tem sido aplicado sobretudo em áreas de manutenção e reparação de equipamentos e infraestruturas, com significativas poupanças, permitindo substanciais reduções orçamentais e de meios. Este facto constitui a principal motivação para a adoção desta filosofia de gestão, podendo aumentar as margens de lucro no setor privado. Das experiências partilhadas, ressalta a necessidade de consolidação da formação dos elementos das organizações que encetaram os processos de melhoria, o incontornável acompanhamento por consultores externos experientes, nesta filosofia de gestão, e o empenhamento e compromisso por parte de todos os níveis hierárquicos da organização, tal como é evidenciado pelas mudanças positivas entretanto ocorridas nas Forças Armadas britânicas, norte-americanas e portuguesas. Em Portugal e no âmbito das Forças Armadas, verificou-se que a Força Aérea se adiantou, relativamente aos restantes ramos, tirando partido da implementação deste conceito, no programa de modificação do sistema de armas F-16, com economias muito satisfatórias. Os factos conhecidos, permitem perspetivar o alargamento da implementação da gestão magra dos recursos aos outros ramos, a outros sistemas de armas, às áreas de armazenagem e de apoio administrativo, tal como ocorreu com sucesso na Força Aérea norte-americana. Abstract: Lean management aims to rationalize the available resources of an organization in order to become more efficient and produce cost effective outputs. This kind of management sets a combination of best practices and business models, framed by two fundamental aspects which relate to waste reduction and value creation in a context of continuous improvement. Doing so, it becomes essential to focus the analysis based on customer or the end user needs. Thus, it is more than just a technical or management model. It gives way either by form and content to a concept and philosophy of management. Based on this concept, the analysis of value stream of any processes is of particular relevance by identifying those activities that do not add any value. They become wasteful because they only consume resources without providing any offsets to the stakeholders. The term "lean", initially developed for the automotive industry, at Toyota Motor Company, was specially designed for the optimization of mass production series, as it allows the containment of the variability of production processes and the judicious management of any act or action in order to employ only the strictly necessary amount ofr esources. Although originally implemented in the automotive industry, the remaining industries and the services organizations, featuring either public or private nature, may also benefit from this management concept, with appropriate adjustments to each specific activity, as required. Concerning the public administration sector and more specifically in what regards the armed forces, the lean concept has been successfully adapted and implemented in some countries with very satisfactory results, taking into account the cost savings already achieved. Although the literature on this topic is still scarce, the pilot projects conducted in the United States of America and in the United Kingdom, in health centres and hospitals, show that its application has been successful. In the military, the term "lean" has been applied primarily in areas of maintenance and repair of equipment and infrastructures, with significant savings, allowing substantial budget reductions with fewer support equipment and infrastructure requirements as well. This is the main motivation for the adoption of this management philosophy, which could increase profit margins in the private sector. The lessons learned from those experiences, show that one shall focus the attention on the training of those employees that have embarked on the improvement process, to follow-up by experienced external consultants, and get the commitment and the engagement from all levels of the organization personnel to this endeavour. These requirements became evident from the successful changes that have taken place in the British, United States and Portuguese military. In Portuguese Armed Forces, it was found that the Air Force stepped forward and took the leading in relation to other branches, taking advantage of the implementation of this concept, across the F-16 weapon system modification program, where economies are already evident. Based on the known facts, its is now time to proceed with the enlargement of the implementation of lean management to other branches, enrolling other weapons systems, include storage and materials management and back office areas, as it happened successfully in United States Air Force.

Description

Keywords

Técnicas Lean Gestão Magra Gestão de Recursos Pensamento Lean Administração Pública Forças Armadas Desperdício Cadeia de Valor Melhoria Contínua Lean Techniques Lean Management Resources Management Lean Thinking Public Services Defence Services Waste Value Stream Continuous Improvement

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue