Publication
Educação inclusiva - estudo de caso sobre as perceções dos docentes e dos encarregados de educação
dc.contributor.author | Beato, Ana Sofia Henriques | |
dc.date.accessioned | 2013-05-15T13:56:53Z | |
dc.date.available | 2013-05-15T13:56:53Z | |
dc.date.issued | 2013-04 | |
dc.description.abstract | O termo de educação inclusiva envolve um repensar radical da política e da prática pedagógica de uma escola, tendo como missão a ética, a justiça e os direitos humanos. Por este motivo, o objetivo deste relatório é analisar como decorre o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em turmas / escolas de ensino regular, tal como, as atitudes e práticas educativas dos docentes da escola em estudo. Para obter a informação pretendida realizaram-se inquéritos por entrevista a alguns docentes dessa instituição escolar, bem como, inquéritos por questionário aos docentes e aos encarregados de educação da turma com aluno com NEE. Perante a análise da informação recolhida verificou-se que para a maioria dos profissionais de educação não existiu qualquer preparação na sua formação inicial para trabalharem em simultâneo com alunos com e sem necessidades educativas especiais. Para estes profissionais de ensino existem dúvidas e interrogações em como atuar na prática num meio inclusivo, agindo diversas vezes de modo empírico. No entanto, é referido pelos mesmos a importância e gosto por lecionarem num paradigma inclusivo, assegurando a mais valia de um contacto com uma criança com NEE. Verificou-se que para esta amostra a inclusão é vista de uma forma profícua tanto para o desenvolvimento pessoal e social destes alunos, como para o enriquecimento dos seus pares. No entanto, os resultados obtidos manifestam, ainda, algumas inquietações em relação ao processo de inclusão destes alunos, anotando como pertinentes algumas condições importantes para a sua melhoria, tais como, a formação dos professores, as condições das escolas (recursos físicos e humanos) e o número de alunos por turma. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4148 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Integração escolar | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.title | Educação inclusiva - estudo de caso sobre as perceções dos docentes e dos encarregados de educação | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |