Publication
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Almeida, José Maria de | |
dc.contributor.author | Guerreiro, Cátia Sofia Ascenção Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T13:21:12Z | |
dc.date.available | 2024-08-06T13:21:12Z | |
dc.date.issued | 2024-07-18 | |
dc.description.abstract | O Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), iniciado em setembro de 2022 e finalizado em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus, integra as unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV que permitiram a realização deste Relatório de Estágio, uma reflexão sobre diversos temas que integram a área da investigação em Educação. Este Relatório de Estágio Profissional está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo, apresento relatos de estágio, detalhados e fundamentados através de revisão de literatura, com dez narrativas, que presenciei e vivenciei e que considero muito importantes para a minha formação profissional. Desses relatos, três, foram planeados e orientados, por mim. O segundo capítulo compreende oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas lecionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, todas justificadas teoricamente de acordo com a literatura de referência nos diversos domínios, áreas e disciplinas estabelecidos pelos documentos orientadores. No capítulo quatro, referente aos Dispositivos de Avaliação, apresento quatro dispositivos de avaliação, de diferentes domínios e disciplinas, em que se definem parâmetros, critérios e cotações, tal como a análise dos dados recolhidos. O quarto e último capítulo apresenta uma atividade de Trabalho de Projeto, estruturado através da Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Oficina da Criançada”, para aprofundar conhecimentos relativos aos Direitos da Criança (significado, valores que transmitem e princípios adjacentes). Todo o projeto é enquadrado e sustentado teoricamente recorrendo à literatura. Por fim, o relatório termina com uma reflexão sobre todo o percurso realizado durante os últimos dois anos, realçando não só a simbiose entre a teoria e a prática em sala de aula, como também a importância do Estágio Profissional como potenciador de conhecimento, aperfeiçoador da capacidade reflexiva necessária ao desenvolvimento profissional e parceiro do sucesso escolar dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203675398 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51513 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | ensino do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III, e IV - Cátia Guerreiro.pdf
- Size:
- 4.17 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: