Repository logo
 
Publication

A comunicação matemática de alunos do 4.º ano no decorrer de uma investigação estatística

dc.contributor.advisorCabral, Joana
dc.contributor.authorSilva, Catarina Santana Garcia Biscaia
dc.date.accessioned2024-12-17T12:07:41Z
dc.date.available2024-12-17T12:07:41Z
dc.date.issued2024-11
dc.description.abstractEste relatório apresenta uma investigação realizada no âmbito da prática pedagógica de formação inicial de professores. O estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento da comunicação matemática de alunos do 4.º ano no decurso de uma investigação estatística. Trata-se de um estudo estatístico realizado ao longo de várias sessões com os alunos a tomarem diversas decisões, tornando-os agentes ativos da sua aprendizagem. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, recorrendo à observação participante, com registo áudio, e à recolha documental. Os resultados obtidos evidenciam que, de um modo geral, os alunos foram bem-sucedidos na realização da investigação estatística e na comunicação de ideias. Ainda assim, existiram algumas dificuldades relacionadas com a discussão e expressão de ideias, especialmente, no âmbito da comunicação escrita. No entanto, ao longo da intervenção observaram-se melhorias nas práticas de comunicação oral e escrita dos alunos, ainda que, por vezes, com justificações pouco detalhadas. O estudo também revela dificuldades dos alunos na formulação de questões estatísticas, na organização e interpretação de dados, mas ao mesmo tempo evidencia a capacidade em mobilizar conceitos estatísticos e em relacionálos com aspetos do quotidiano. O estudo permite inferir que a investigação estatística contribuiu para o desenvolvimento da comunicação matemática, promovendo a autonomia e a argumentação dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents an investigation carried out within the scope of the pedagogical practice of initial teacher training. The study aims to understand the development of mathematical communication of 4 th grade students during a statistical investigation. The statistical study was carried out over a group of sessions where students made several decisions, making them active agents in their learning. The methodology adopted was qualitative, using participant observation with audio recording and the documentary collection. The results show that, overall, the students were successful in the statistical investigation and in communicating ideas. Even so there were difficulties related to the expression and discussion of ideas, especially in written communication. However, throughout the process, there was an improvement with students developing greater clarity in oral and written communication, although, sometimes, with little detailed justifications. The study also revealed difficulties in formulating questions, organising, and interpreting data, but also showed the students' ability to mobilise basic statistical concepts and relate them to everyday issues. This study concludes that statistical investigations was effective in developing mathematical communication, promoting students' autonomy and argumentation.pt_PT
dc.identifier.tid203794281
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53204
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação matemáticapt_PT
dc.subjectInvestigação estatísticapt_PT
dc.subjectMathematical communicationpt_PT
dc.subjectStatistical enquirypt_PT
dc.titleA comunicação matemática de alunos do 4.º ano no decorrer de uma investigação estatísticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATORIO DE INVESTIGAÇAO - CATARINA SILVA.pdf
Size:
3.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: