Repository logo
 
Publication

Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

datacite.subject.fosEnfermagempt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Isilda Maria
dc.contributor.authorSantos, Daniela Sofia Moreira dos
dc.date.accessioned2024-02-20T15:32:45Z
dc.date.available2024-02-20T15:32:45Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractA Saúde Mental e mais concretamente o campo das doenças mentais é com toda a certeza uma das áreas da saúde que mais alterações tem produzido ao longo das últimas décadas. A Literacia em Saúde Mental, define-se como o conhecimento e crenças sobre perturbações mentais que ajudam no seu reconhecimento, baixa Literacia em Saúde Mental pode ser entendida como fator de risco. Tem sido demonstrada a relação entre uma reduzida Literacia e algumas dificuldades associadas à tomada de decisão da pessoa, relacionada com a adesão ao regime terapêutico comprometida, gestão do processo de saúde-doença comprometido, baixa autoestima, autoeficácia comprometida, entre outros. Com isto o objetivo intervencional é aumentar os níveis de Literacia em Saúde Mental através de sessões psicoeducacionais, desenvolvendo assim competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O estágio foi desenvolvido em três contextos diferentes, comunidade, internamento de pessoas em fase de descompensação clínica aguda e contexto de respostas diferenciadas. A intervenção realizada estava essencialmente focada na promoção da Literacia em Saúde Mental através da realização de intervenções de cariz psicoeducacional. Foram realizadas três sessões em grupo com cuidadores no contexto da comunidade, quatro sessões individuais a uma pessoa em fase de descompensação clínica aguda no contexto de internamento e três sessões em grupo no contexto de respostas diferenciadas a pessoas com patologia aditiva. A avaliação foi feita através de indicadores de resultados no processo individual de cuidados e utilização de escalas com vista a obter ganhos em Saúde Mental. Os resultados obtidos nos três contextos demonstram que a intervenção foi eficaz. No âmbito da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, o interesse suscitado pela intervenção foi notório em todos os contextos, incentivando a reflexão sobre a importância da aplicação de práticas clínicas embasadas em evidências, bem como a incorporação de novos conhecimentos na rotina de cuidados, visando aprimorar a saúde dos pacientes.pt_PT
dc.description.abstractMental health, and more specifically the field of mental disorders, is undoubtedly one of the areas of healthcare that has undergone the most changes in recent decades. Mental Health Literacy is defined as the knowledge and beliefs about mental disorders that aid in their recognition. Low Mental Health Literacy can be understood as a risk factor. There has been demonstrated a connection between reduced Literacy and certain difficulties related to an individual's decision-making, compromised adherence to the therapeutic regimen, impaired management of the health-disease process, low self-esteem, compromised self-efficacy, among others. Therefore, the interventional goal is to increase levels of Mental Health Literacy through psychoeducational sessions, thus enhancing the skills of the Specialist Nurse in Mental Health and Psychiatric Nursing. The internship was carried out in three different contexts: the community, inpatient care for individuals in acute clinical decompensation, and in the context of specialized responses. The intervention performed was primarily focused on promoting Mental Health Literacy through the implementation of psychoeducational interventions. Three group sessions were conducted with caregivers in the community context, four individual sessions with a person in the acute clinical decompensation context during hospitalization, and three group sessions in the context of specialized responses for individuals with addictive disorders. The assessment was conducted through outcome indicators in the individual care process and the use of scales aimed at achieving improvements in Mental Health. The results obtained in all three contexts demonstrate the effectiveness of the intervention. Within the field of Mental Health and Psychiatric Nursing, the interest generated by the intervention was evident in all contexts, encouraging reflection on the importance of evidencebased clinical practices and the integration of new knowledge into the care routine to enhance patient health.pt_PT
dc.identifier.tid203527593pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49937
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSaúde Mentalpt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectCuidadorespt_PT
dc.subjectPatologia aditivapt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleLiteracia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátricapt_PT
dc.title.alternativeMental health literacy- Pathway for the development of skills in mental health and psychiatric nursingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátricapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de estágio_Daniela Santos.pdf
Size:
4.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: